Prefeito entrega nova base do Samu na região Sul de Blumenau
Dando continuidade à programação comemorativa aos 167 anos de Blumenau, o prefeito Napoleão Bernardes e a secretária municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, entregaram, nesta sexta-feira, dia 1º, a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Distrito do Garcia. O evento contou com as presenças do gerente regional de Saúde, Erenézio Welter, do secretário municipal de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, do intendente do Grande Garcia, Airton Maçaneiro, e dos vereadores Alexandre Caminha e Adriano Pereira.
Com cerca de 360 metros quadrados de área, a nova sede do Samu está situada em espaço disponibilizado nas proximidades da Intendência Distrital do Grande Garcia. Para abrigar a estrutura, o local passou por adequações, com investimento municipal de R$ 79,9 mil. Até fevereiro deste ano, a base que atendia a região Sul funcionava em terreno anexo ao Centro de Educação Infantil (CEI) Osvaldo Deschamps, mas teve que ser desativada em virtude das obras de construção do novo prédio da unidade escolar. Desde então, a outra sede do Samu em Blumenau, localizada no bairro Vila Nova, vinha suprindo as demandas do Garcia.
Com a retomada das atividades, o tempo de resposta para ocorrências na localidade cai de 30 para oito minutos, importante ganho que pode assegurar uma assistência mais efetiva à comunidade. Atualmente, a base no Garcia conta com uma ambulância e oito profissionais, dos quais quatro condutores socorristas e quatro técnicos de enfermagem, que se revezam diuturnamente, 24 horas por dia.
O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a dedicação de todos os profissionais que prestam assistência à comunidade. “Tínhamos como objetivo fazer um grande reconhecimento a quem atua no Samu em Blumenau e se doa para prestar um atendimento digno à população. São pessoas que abrem mão muitas vezes do conforto do lar, dos momentos em que a família mais precisa, para se dedicar à emergência do próximo. Nada mais justo e adequado que eles possam ter um local de trabalho condizente”, destacou.
Já a secretária de Promoção da Saúde enfatizou que a pasta tem como uma de suas prioridades os investimentos na melhoria estrutural das unidades de saúde. “Nós estamos qualificando e estruturando os ambientes de trabalho para que nossos servidores tenham condições dignas e de qualidade. Isso é muito importante, pois muitas vezes passam mais tempo no local de trabalho do que em casa. A nova base atende a todas as normativas do Ministério da Saúde. Vamos valorizar esse serviço cada vez mais para que possam realizar um trabalho diferenciado”.
Sobre o serviço
Fruto de uma parceria que envolve União, Estados e municípios, o Samu tem como objetivo o atendimento pré-hospitalar rápido às vítimas de casos de urgência ou emergência, oferecendo todos os recursos para possibilitar a assistência e, caso necessário, a transferência dos pacientes para uma unidade de saúde. O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo telefone 192.
Todas as ligações são direcionadas para a Central de Regulação, onde um médico, auxiliado por técnicos, faz a triagem e a classificação dos casos. O tipo de resposta ao atendimento depende da gravidade da situação e é adaptado a cada necessidade, podendo ocorrer mediante orientação por telefone ou envio de unidades móveis.
Atualmente, Blumenau possui duas bases do Samu, nos bairros Vila Nova e Garcia. Para garantir a realização do serviço, a Prefeitura investe R$ 59 mil por mês para a manutenção de três ambulâncias de suporte básico e uma equipe composta por 29 profissionais, entre condutores socorristas e técnicos de enfermagem. Mensalmente, as equipes atendem aproximadamente 400 ocorrências no município.
Assessor de comunicação: Felipe Elias
