Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Exposição conta a história dos 20 anos da Associação Blumenau de Karatê

Exposição conta a história dos 20 anos da Associação Blumenau de Karatê

A Associação Blumenau de Karatê (ABK) comemora 20 anos de história com uma exposição que mostra um pouco da história da modalidade e da instituição. A mostra abre nesta quinta-feira, dia 20, no piso térreo do Shopping Park Europeu.

A academia começou com o professor Vanderlei de Oliveira em 1997, com apenas dois alunos. E hoje atende 1,4 mil alunos, sendo muitos deles titulares da Seleção Brasileira, e se consolida como a equipe com mais títulos em Santa Catarina. "Contar esta história é muito gratificante. São 20 anos de constantes mudanças, de aprendizado e de descobertas. Mais importante de tudo, são os talentos revelados e o acompanhamento na trajetória de muitos alunos/atletas", declara Vanderlei, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karatê, da FMD Blumenau e eleito melhor treinador de Santa Catarina de 2016 pelo Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte.

A história da ABK está ligada a trajetória da modalidade no Estado e no país. O primeiro título estadual veio em 2000, quando conquistou em Navegantes, a etapa do Regional. Depois vieram outras conquistas, como uma hegemonia em etapas do Estadual, o pentacampeonato dos Jogos Abertos com a equipe feminina, títulos internacionais conquistados por vários atletas e, finalmente, o convite, em 2015, para fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Atualmente, a ABK é uma das equipes com maior número de atletas na Seleção, incluindo todas as categorias, da base ao sênior. Em 2016, por exemplo, foram 16 alunos. "Temos um trabalho de base consolidado, que tem refletido na categoria adulto", destaca ainda Vanderlei.

 

Assessor de comunicação: Julimar Pivatto