Semana nacional incentiva a proteção dos arquivos históricos
O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva coordena a partir de segunda-feira, dia 5, a 1ª Semana Nacional de Arquivos. Durante cinco dias seguidos, das 10h às 16h, o público poderá visitar gratuitamente Mausoléu Dr. Blumenau e conhecer os registros mais marcantes desde os tempos da colonização. Com o tema Arquivo Histórico de Blumenau e suas Tipologias Documentais, esta ação mostra fatos ocorridos no município a fim de conscientizar a comunidade para a importância de se preservar e conservar acervos documentais, privados, institucionais e administrativos, de diversas tipologias.
Fundada em 1850, Blumenau é uma cidade colonizada por imigrantes europeus, que aqui produziram farta documentação que retrata a vida cultural da região. “É da competência do município proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural”, destaca o gerente do Arquivo Histórico, Leandro Galdino. No Brasil, a obrigatoriedade da guarda dos documentos produzidos pelo governo municipal remonta à Constituição de 1824, que determinava às Câmaras Municipais e à municipalidade a responsabilidade pela preservação dos documentos produzidos ou recebidos por elas.
Assim, em 1972, com a aprovação da Lei Municipal 1.835, foi criada a Fundação Cultural de Blumenau, e com ela surgia o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. “Entre os seus objetivos se destacam o encargo de recolher, organizar, guardar e conservar acervos documentais, preservar os acervos de categoria permanente do município, bem como manter, sob sua custódia, documentos recebidos de entidades ou pessoas da comunidade blumenauense”, finaliza Galdino.
Saiba mais
1º Semana Nacional de Arquivos
Tema: Arquivo Histórico de Blumenau e suas Tipologias Documentais
Quando: de 5 a 10 de junho, das 10h às 16h
Local: Mausoléu Dr. Blumenau
Entrada franca
Informações: 3381-7514
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
