Volume de chuvas se mantém alto durante a semana em Blumenau
Durante praticamente toda esta semana, Santa Catarina e, consequentemente, a região do Vale do Itajaí esteve sob influência de uma frente fria, que acabou adquirindo características de semi-estacionária ao mesmo tempo em que se associava a um cavado (área alongada de baixa pressão). É isto o que explica a meteorologista Francine Gomes Sacco, responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), em relação às chuvas e à previsão do tempo.
Francine esclarece que a condição registrada em Blumenau favoreceu a ocorrência de chuva frequente, que por momentos apresentou intensidade entre moderada e forte. Segundo dados extraídos das estações do Alertablu, entre os dias 10 e 11 de março, segunda e terça-feira, a chuva em Blumenau variou entre 30mm e 63mm no acumulado das 24h, conforme a região e o bairro.
Ainda com dados retirados do portal do Alertablu, a meteorologista mostra que entre as 15h de ontem, quarta-feira e 15h de hoje, quinta-feira, 13 de março, choveu entre 37,6mm e 59,2mm em Blumenau. Enquanto isso, segundo informações da Epagri/Ciram, em cidades vizinhas como Jaraguá do Sul e Luiz Alves, a chuva se aproximou dos 70mm no mesmo período.
Para as próximas horas persistem as condições para ocorrência de chuva no município. Novamente a precipitação deve apresentar intensidade que varia de moderada a forte, além da má distribuição espacial, ou seja, enquanto em determinado bairro pode chover muito, em outro bairro pode sequer chover. Segundo Francine, espera-se que até o início da manhã desta sexta-feira, dia 14, o volume de chuva fique em torno de 20mm, mas podem ocorrer pontuais ainda mais elevados e há risco de temporais.
Diante desta previsão, o Sistema de Monitoramento Alertablu, que segue em fase de testes e calibragem até final de 2014, mantém Blumenau em média probabilidade de escorregamentos pelo menos até o início desta sexta-feira. A Defesa Civil ainda reforça que qualquer ocorrência de deslizamento deve ser comunicada através do telefone de emergência 199.
Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri
