Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
22º
16º
1,11m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
26/08/26 12h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Solenidade homenageia fundadores na festa de 165 anos

Solenidade homenageia fundadores na festa de 165 anos

Os fundadores do município são os homenageados no cerimonial comemorativo aos 165 anos de Blumenau. Doutor Hermann Bruno Otto Blumenau será lembrado na solenidade desta quarta-feira, dia 2 de setembro, às 8h, em frente ao mausoléu que guarda seus restos mortais. A cerimônia terá o prestígio do prefeito Napoleão Bernardes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Hildebrandt, do presidente da Fundação Cultural Sylvio Zimmermann e autoridades municipais.

Após a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal, as homenagens serão direcionadas ao fundador com a colocação de uma corbelha de flores no mausoléu. Em seguida o coral masculino do Centro Cultural 25 de Julho, sob a regência do maestro Carlos Oscheler, apresenta três canções.

Durante as homenagens, o Grupo Barbotina celebra o aniversário da cidade com a entrega de 165 flores produzidas em cerâmica para decorar o jardim do Mausoléu Dr.Blumenau. Justifica-se a escolha das flores representativas da Thumbergia por ser esta o símbolo utilizado na divulgação do centenário de Blumenau, em 1950.

O grupo Barbotina é formado pelas artistas Belíria Boni, Cema Raizer, Ester Renaux, Lolita Mello, Maria  Goretti  Casas, Maristela Silveira, Mia Avila, Mila Cambraia, Pakawon Martin (Pui), Sueli Freygang e Vânia Guedes. Trata-se de um grupo de estudo, pesquisa e desenvolvimento de trabalhos que utiliza o espaço da Fundação Cultural. Para a realização dessa obra, as artista contaram com apoio de Excel Engenharia, Fundação Cultural de Blumenau, Jung – Linha Artística e Lions Internacional – Dr.Blumenau.

Após a fala do prefeito Napoleão Bernardes, a Banda Municipal executa o Hino de Blumenau. Na sequência, às 9h30, tem início o tradicional desfile comemorativo na Rua XV de Novembro.

Empreendimento

Os dados referentes ao colonizador estão disponíveis no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, da Fundação Cultural. A viagem iniciada em 1846 por Hermann Blumenau, ao Sul do Brasil, tinha finalidade investigativa. Após visitar as colônias constituídas por alemães estabelecidos no país desde a primeira metade do século 19, a iniciativa transformou-se num projeto colonizador.

O encantamento pela Região do Vale do Itajaí, a fertilidade da terra, o potencial hídrico do grande rio e ribeirões cortando e formando vales, foram fatores levados em consideração para, juntamente com o sócio Ferdinand Hackradt, dar o passo inicial para a formação do seu empreendimento particular. Dez anos depois, o núcleo colonial foi adquirido pelo Governo Imperial e o Dr. Hermann Blumenau nomeado para continuar na direção da Colônia Império.

A embrionária colônia começou com o reduzido número de 17 colonizadores, considerados fundadores. Posteriormente, juntaram-se outros colaboradores. O empreendimento cresceu, prosperou e desenvolveu-se econômica, social, cultural e territorialmente. Pelas mãos de hábeis mestres, transformou-se num próspero município que se destaca no cenário nacional e internacional. “E é com este sentimento de gratidão que os blumenauenses prestam homenagem a todos estes cidadãos que ajudaram a construir esta história, neste momento em que celebramos o aniversário de 165 anos de fundação”, destaca a diretora de Patrimônio Histórico de Blumenau, Sueli Petry.

Saiba mais

O que: Cerimonial comemorativo aos 165 anos de fundação do município

Quando: quarta-feira, dia 2 de setembro

Horário: 8h

Local: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro).

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello