Procon de Blumenau contempla mais de 40 ruas da cidade com o programa Limpa Fios
Mais de 900 denúncias de fios caídos nas vias foram registradas desde o ano passado pelo órgão de defesa do consumidor
O Programa Limpa Fios, que iniciou em julho do ano passado em Blumenau, já beneficiou um total de 42 ruas da cidade com a higienização e ordenamento das fiações e cabos de telefonia irregulares nos postes de energia elétrica, eliminando a poluição visual e garantindo a segurança da população.
Além disso, 300 denúncias de fios caídos nas vias foram registradas pelo Procon de Blumenau no ano passado e outras 636 de janeiro a agosto deste ano. De acordo com o coordenador-geral do Procon, Cezar Campesatto, as denúncias são recebidas por meio do WhatsApp do Consumidor no número (47) 3381-7151 e também pela Ouvidoria da Prefeitura no 156.
Levantamento do Procon apontou que, com o programa Limpa Fios, em 2025 foram retirados aproximadamente 400 quilos de fiações irregulares dos postes de energia, incluindo os fios caídos nas vias da cidade. Neste ano, o órgão avalia que outros mil quilos de fios devem ser eliminados.
O programa é uma iniciativa do Procon em parceria com a Celesc, Secretaria de Planejamento e ação conjunta das operadoras de telefonia do município. A adequação dos fios nos postes de energia elétrica da cidade é realizada às quartas-feiras por meio de mutirões.
Confira as ruas já beneficiadas pelo programa:
Rua Presidente John Kennedy (Centro)
Rua Nereu Ramos (Centro)
Rua das Missões (Ponta Aguda)
Rua São Paulo (Centro)
Avenida Martin Luther (Itoupava Seca)
Rua 7 de Setembro (Centro)
Rua Benjamin Constant (Escola Agrícola)
Rua João Pessoa (Velha)
Rua Hermann Tribess (Fortaleza)
Rua Mathias Herkenhorff (Velha Central)
Rua Hermann Hering (Bom Retiro)
Rua Curt Hering (Centro)
Rua República Argentina (Ponta Aguda)
Rua Engenheiro Paul Werner (Itoupava Seca)
Rua 2 de setembro (Itoupava Norte)
Rua Frederico Jensen (Itoupavazinha)
Rua Almirante Barroso (Vila Nova)
Rua José Deeke (Escola Agrícola)
Rua Curt Hering (segunda parte)
Rua das Palmeiras (Centro)
Rua Júlio Baumgarten (Água Verde)
Rua Frei Estanislau Schaette (Água Verde)
Rua Fritz Koegler (Fortaleza)
Rua Presidente Getúlio Vargas (Centro)
Rua Araranguá (Garcia)
Rua Alameda Rio Branco (Jardim Blumenau)
Rua Benjamin Constant – segunda parte (Vila Nova)
Rua Guilherme Poerner (Água Verde)
Rua 7 de Setembro – segunda parte (Centro)
Rua Amazonas (Garcia)
Rua 7 de Setembro – terceira parte (Centro)
Rua Bruno Hering – morro da CIA (Velha)
Rua Floriano Peixoto, 651 – Centro - Colégio Militar
Rua Amazonas (Garcia)
Rua Padre Roberto Landel de Moura - quarteirão da Prefeitura
