Google+


SMTT fará vistorias de táxis oficiais da Oktoberfest na próxima semana
Identificação vai destacar os veículos autorizados para prestar o serviço durante o período de festa.

Foto: Marcelo Martins

Os táxis que vão atuar na 37ª Oktoberfest Blumenau - que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro - terão uma identificação para sinalizar que foram vistoriados e por isso estão autorizados a prestarem o serviço durante o período de festa do município. As vistorias acontecem entre os dias 26 e 30 de setembro, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), sempre das 8h às 16h30, sem agendamento.

A identificação de veículo credenciado ficará fixada no pára-brisa, no lado do passageiro, com a indicação de: "Táxi Oficial - Oktoberfest 2022” voltada para a parte externa do carro. Já na parte interior do automóvel o passageiro poderá verificar o nome do proprietário do veículo, o número da placa do táxi e o telefone da SMTT.

“O selo de táxi oficial é de extrema importância neste período de festa do município tanto para uma melhor organização do poder público, quanto para o aumento da segurança dos taxistas e das pessoas que utilizarão o serviço durante a festa. As informações na parte interna do veículo, como nome do motorista e telefone da secretaria de trânsito, também podem ser utilizadas pelos passageiros em caso de denúncia, reclamação ou até mesmo elogios sobre o serviço”, destaca Lairto Leite, diretor de transportes de Blumenau.

Para a aprovação do veículo no credenciamento, os seguintes critérios devem ser atendidos: vistoria e documentação em dia; lentes de sinalização e luzes internas em pleno funcionamento; e identificação (crachá) de permissionário e condutor em dia. Cabe ressaltar que o veículo não vistoriado e sem a identificação de “táxi oficial da Oktoberfest 2022” será impedido de estacionar no ponto especial durante a festa.

Ponto especial de táxi
Neste ano, o ponto especial para táxis ficará posicionado na Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica - na via ao lado dos comércios e da Blusa Veículos. O espaço será sinalizado com três pistas de rolamento, sendo mantidos os dois sentidos de circulação, tanto para a Rua Humberto de Campos quanto para a Rua João Pessoa - além do espaço para o estacionamento, embarque e desembarque dos táxis oficiais. 

Os taxistas poderão acessar o ponto de diversas maneiras, conforme descrito abaixo:
- sentido Centro (Bairro Velha) > Rua João Pessoa: entra na Rua Alberto Stein e se posiciona na fila;
- sentido Centro (Bairro Velha) > Rua Humberto de Campos: entra à direita na Rua Alberto Stein e se posiciona na fila;
- sentido Centro (Bairro Água Verde) e sentido Bairro (Praça do Estudante) > Rua Almirante Tamandaré: entra na Rua Alberto Stein, segue e se posiciona na fila;
- sentido bairro (Terminal da Proeb) > Rua Clara Mantau > Rua Humberto de Campos: entra à direita na Rua Alberto Stein e faz o retorno no primeiro acesso à esquerda (que será liberado apenas para os táxis oficiais) sinalizado como “proibido retorno: exceto táxi” no canteiro central da Rua Alberto Stein e se posiciona na fila;
- Nos casos em que o motorista chegar à Rua Humberto de Campos com passageiro, o desembarque poderá ser feito em frente às bilheterias instaladas na Rua Alberto Stein - após o retorno no acesso exclusivo aos taxistas. Porém, os embarques estão proibidos no local.
Obs: Caso o espaço em frente às bilheterias esteja fechado, o desembarque deve ser feito com o táxi já posicionado na fila do ponto especial.

 

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 21/09/2022 16:09 - 225 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins