Google+


Seterb participa do movimento ODS na prática
O objetivo é movimentar o desenvolvimento de ações e planejamentos que auxiliem na mitigação da crise causada pelo Coronavírus.

A Prefeitura de Blumenau, por meio de suas secretarias, autarquias e fundações participa do Movimento Nacional ODS na prática, criado durante a semana ODS, entre os dias 25 e 29 de maio. O objetivo do movimento é incentivar seus signatários para a prática de ações e planejamentos que auxiliem na mitigação da crise com o novo Coronavírus (Covid-19). Como participante do movimento, desde o início de 2019, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) participou da campanha divulgando os trabalhos e ações de Blumenau que contribuem para a causa. 

Desde o início da pandemia, a secretaria promoveu ações para mitigar o impacto desta nova realidade na população. A primeira ação foi a instalação de barreiras de orientação em pontos de entrada do município, com o objetivo levar informação e a conscientização dos cuidados necessários. Atualmente a secretaria faz a entrega de credenciais para estacionamento especial, favorecendo o isolamento social da população e oferece linhas de transporte urbano exclusivas para os profissionais da saúde, auxiliando no deslocamento dos funcionários que atuam na linha de frente contra o Coronavírus.

Além disso, as ações anuais da secretaria englobam três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são trabalhadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT), atuando com campanhas educativas e programas de educação para o trânsito em escolas, empresas e eventos durante todo o ano. 

Um desses programas é a campanha de volta às aulas, que somente em 2020 atendeu mais de 22 mil alunos em 29 escolas da cidade. Além disso, a escola promove debates e iniciativas acerca da segurança viária do município. Essas e outras ações, que atuam em parceria com entidades e estimulam modais sustentáveis de mobilidade, buscam um trânsito mais seguro, harmonioso e sustentável e trabalham com os objetivos 3, 4 e 11 do movimento ODS.

Objetivo 3: Saúde e Bem-estar
- Incentivo de comportamentos saudáveis entre os cidadãos;
- Melhora do acesso dos colaboradores aos cuidados com a saúde;
- Estímulo do uso de veículos de propulsão humana e outros modais sustentáveis de mobilidade urbana.

Objetivo 4: Educação de Qualidade
- Prática da educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado;
- Ações nas escolas, levando o ensino de boas condutas e segurança no trânsito.

Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Busca por assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
- Discussão de políticas públicas de segurança viária, que tornam o trânsito mais humanizado, através de palestras, campanhas educativas e a participação em colegiados que fomentam a temática.
 

“Estamos passando por um período delicado com a pandemia do novo Coronavírus e, enquanto secretaria, trabalhamos dentro das nossas competências para que o impacto seja o menor possível na vida da população. Com nossas ações constantes e fazendo parte do movimento ODS na prática, englobamos também o objetivo 17 “Parceria em Prol das Metas”, estando presentes em um movimento importante e ressaltando nossas ações com outras cidades e instituições. Essa é a nossa busca constante por implementar ações efetivas de educação e saúde para o trânsito em nosso país, construindo com a sociedade um trânsito mais humano e seguro” ressalta Rodrigo Hahne, diretor geral da secretaria e representante do comitê local da ODS.


Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 29/05/2020 16:41 - 333 visualizações



Fotos