Google+


Seterb intensifica fiscalização de transporte escolar em Blumenau
Nesta semana, duas vans foram abordadas circulando irregularmente.

Com o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) está intensificando a fiscalização do transporte escolar coletivo em Blumenau. O intuito é proporcionar mais segurança aos alunos que utilizam este serviço. Entre segunda, dia 17, e terça-feira, dia 18, duas vans foram apreendidas e os motoristas foram autuados.

De acordo com a Seterb, estas vans não passaram pela vistoria, que é válida para o primeiro semestre do ano letivo em 2020. Para prestar este tipo de serviço de transporte remunerado, os interessados tiveram até o início do ano letivo nas redes municipal, estadual e particular de ensino para apresentar os veículos para vistoria.

Após o início das aulas, somente estão liberados para prestar o serviço os veículos autorizados pela Seterb, que receberam o Selo Azul colado junto ao para-brisa. O diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, explica que o cadastramento desses veículos é fundamental para proporcionar a segurança dos alunos.

“Os pais acabam ficando mais tranquilos por saber que os filhos estão sendo transportados em veículos que passaram por vistoria. A fiscalização é importante justamente por isso, garantir que os alunos não estejam suscetíveis a riscos no trajeto da casa para a escola” completa Lairto.

Antes de chegar para a vistoria da Seterb, o veículo passa por empresa homologada pela Denatran e credenciada pelo Inmetro, onde são avaliadas a parte elétrica, mecânica e padronização visual.

Atualmente, cerca de 100 veículos prestam o serviço no município. Todos eles passaram pela vistoria da Seterb, que avaliou as condições do veículo, como as luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação de ser veículo escolar, entre outros. Além disto, são conferidos os documentos do veículo, do motorista e do monitor.

Alerta aos pais
O motorista precisa estar credenciado junto à Seterb e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço. O diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, destaca que os pais precisam ficar em alerta e qualquer observação de irregularidade, podem acionar a ouvidoria do município (156, opção 3), pelo telefone 3381-7022 ou e-mail ouvidoria@seterb.sc.gov.br.

A fiscalização atende denúncias registradas e podem também ser constatadas em campo pelas equipes de fiscalização, que monitoram o trânsito nas proximidades das escolas em Blumenau.



postada em 18/02/2020 17:09 - 304 visualizações



Fotos