Google+


Seterb comunica serviços durante recesso
Confira como ficam os serviços da área azul, pátios, guarda de trânsito e transporte coletivo.

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do Decreto Estadual 515, alguns serviços da Secretaria de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) ficarão afetados durante o período de recesso de toda a rede pública. Com as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da contaminação humana pelo coronavírus (covid-19), confira abaixo as alterações previstas para cada serviço:

Guarda de Trânsito

- Como órgão de segurança, a Guarda de Trânsito irá atuar durante o recesso, porém, com algumas restrições e cuidados redobrados. Reconhecendo o grupo de risco da doença, os guardas acima de 60 anos e/ou com problemas de saúde serão dispensados durante o recesso;
- Ao todo, serão 20 agentes espalhados todos os dias pela cidade em horários alternados, atendendo em regime de plantão durante ocorrências e no controle do trânsito;
- As ocorrências de trânsito, que serão atendidas durante o período, serão as ocorrências com vítimas e/ou obstrução de vias. As demais ocorrências podem ter o registro do Boletim de Ocorrência realizado online, nas redes da Polícia Civil, ou na rodoviária após a normalização dos serviços com o término do recesso;
- Estão canceladas todas as autorizações e procedimentos executados pela Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau que envolvam o aglomero de pessoas nas vias e praças públicas a partir do dia 19 de março;
- Além disso, está suspensa a elaboração de novas autorizações que envolvam aglomero de pessoas nas vias e praças públicas. O serviço e as autorizações ficam canceladas por 30 dias, podendo ser reavaliadas de acordo com a situação epidemiológica do município. A Guarda reitera que o descumprimento implica em medidas administrativas e penalidades previstas na lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro.

 

Pátio Seterb

- O pátio da Seterb, localizado na Itoupava Central, segue com atendimento normal para a entrada e retirada de veículos.

 

Rodoviária

- A Rodoviária de Blumenau terá seus serviços encerrados a partir da 0h desta quarta-feira, dia 18. Durante os sete dias estarão interrompidas todas as viagens, tanto intermunicipais quanto estaduais.

 

Corredores de Ônibus

- Os corredores de ônibus estarão liberados a partir desta quinta-feira, dia 19, com exceção do corredor da Rua Dois de Setembro.

 

Fretamento

- Como o Decreto Estadual não restringiu as atividades industriais, exceto nas regiões onde esteja confirmada a transmissão comunitária do covid-19, a Seterb orienta que o serviço de fretamento seja relativizado com cuidados especiais quanto a higiene, circulação de ar e diminuição no número de passageiros transportados, de forma a garantir o deslocamento dos trabalhadores.

 

- Área Azul

Os serviços de Área Azul estarão suspensos durante o recesso. Quando os trabalhos retomarem a normalidade, será restabelecido um prazo de 15 dias para a regularização das amarelinhas.

 

Transporte Coletivo

- O transporte coletivo de Blumenau funcionará até 22h45 desta quarta-feira, dia 18, cumprindo sua rotina de atuação. A partir desse horário, os trabalhos serão suspensos por 7 dias, até quarta-feira, dia 25. 

Além disso, considerando as atualizações sobre a disseminação do Coronavírus (covid-19) e em conformidade com as orientações das autoridades competentes, a BluMob adotará duas novas ações quanto à central de atendimento e os serviços prestados: 

- A primeira ação acontece com os cartões da modalidade “Melhor Idade”, para idosos acima de 65 anos. Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde apontam os idosos como grupos mais suscetíveis ou vulneráveis à covid-19, a empresa suspenderá o atendimento para a emissão desses cartões a partir da próxima segunda-feira, dia 23. O objetivo da medida é reduzir a exposição deste grupo, lembrando que o direito ao transporte gratuito para pessoas com mais de 65 anos continua garantido pela simples apresentação de documento com foto. Os serviços serão restabelecidos a partir de 20 de abril, salvo novas orientações, que serão comunicadas em tempo;
- A segunda ação, com foco em evitarmos aglomerações, será a alteração do prazo de recadastro estudantil, prorrogado também para o dia 20 de abril. Assim, os estudantes que ainda não realizaram o recadastro, terão mais tempo para realizar o processo. É importante destacar ainda que, todo o processo para recadastro está disponível nos canais online da empresa e pelo aplicativo, não sendo necessário o comparecimento pessoal para aqueles que já possuem o cartão.

 

 

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 18/03/2020 17:50 - 563 visualizações