
Desde a pandemia de Covid-19, o Transporte Coletivo de Blumenau não apresentava números tão expressivos. Na quarta-feira, dia 16, foram 81.573 passageiros utilizando o transporte coletivo. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza o levantamento diário desses números, que se mantém em uma média de 70 mil passageiros diários.
Para o diretor de Transportes, Lairto Leite, diversos fatores contribuíram para esse crescimento. “Ontem foi dia de desfile da Oktoberfest na Rua 15 de Novembro e muitas pessoas optaram pelo transporte coletivo, tanto as pessoas que desfilaram quanto os espectadores. É um número que não alcançávamos há muito tempo, inclusive no sistema de Integração Temporal. Desde o lançamento, o maior número de integrações ocorreu ontem, com um crescimento de 8,14%. Nossa expectativa é que continue assim,” afirma.
Na segunda e terça-feira, dias 14 e 15, os números foram 68.778 e 72.333 passageiros, respectivamente. No sistema de integrações, foram registrados 254 na segunda-feira, dia 14, e 257 na terça-feira, dia 15. “São números significativos desde a pandemia. Praticamente batemos um recorde que não acontecia há quase quatro anos. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o uso do transporte coletivo em Blumenau,” destaca o secretário da SMTT, Fábio Campos.
Confira os números do Transporte Coletivo desta semana:
Passageiros Integração Temporal
- Segunda-feira, dia 14: 254 passageiros
- Terça-feira, dia 15: 257 passageiros
- Quarta-feira, dia 16: 278 passageiros
Passageiros /dia
- Segunda-feira, dia 14: 68.778 passageiros
- Terça-feira, dia 15: 72.333 passageiros
- Quarta-feira, dia 16: 81.573 passageiros
Integração Temporal
A Integração Temporal é a integração fora dos terminais, permitindo ao passageiro saltar de um ônibus e embarcar em outro pagando apenas uma passagem, dentro do tempo e das linhas predeterminadas para cada Matriz de Integração.
Como funciona a Integração Temporal:
1. Embarque no ônibus, pagamento da passagem aproximando o cartão no validador.
2. Desembarque em um ponto pré-determinado que já é programado para outra linha e dentro de um tempo que pode variar entre 15 a 60 minutos (dependendo da Matriz de Integração).
3. Realize o embarque em outro ônibus, desta vez sem pagar a passagem. É necessário fazer o procedimento de aproximação do Cartão Blumob no validador, mas desta vez sem o desconto da passagem.
Regras simples:
- A Integração Tarifária vale sempre apenas entre dois ônibus.
- O passageiro tem entre 15 e 60 minutos entre o embarque em um ônibus e o embarque em outro.
- O tempo começa a contar no momento da aproximação do cartão no validador do primeiro ônibus, até a aproximação do cartão no validador do segundo ônibus.
- Caso o tempo pré-determinado para cada matriz de integração seja ultrapassado, haverá desconto de uma nova tarifa.
- O ônibus deve ser sempre de outra linha e em sentido oposto.
- A Integração Temporal vale apenas para os cartões Passe Fácil, Trabalhador e Estudante.
- Não é válido para pagamento em dinheiro.
- Não é válido no terminal.
- A Integração Temporal é válida apenas de ônibus para ônibus e sempre fora dos terminais.
- O limite é de dois ônibus de linhas diferentes, em sentidos contrários, para cada passagem paga.
- O limite é de duas Integrações Temporais por dia (ida e volta).
- A integração é válida de segunda a sexta-feira.
- Caso a integração prevista na linha não seja completada, o passageiro deve entrar em contato com a Concessionária Blumob pelo SAC no fone: 0800 008 0900, no site ou app (BluMob) para sanar dúvidas ou registrar reclamações. Consulte no link
postada em 17/10/2024 14:51 - 802 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Mais de 80 mil passageiros utilizam o Transporte Coletivo de Blumenau na quarta-feira, dia 16
Maratona Internacional de Blumenau provoca alterações no trânsito durante o fim de semanaAlterações no transporte coletivo beneficiam moradores do bairro Itoupavazinha aos fins de semana
Coordenador do Maio Amarelo em Blumenau recebe prêmio nacional por atuação na educação no trânsito
Blumenau é finalista do prêmio Destaques do Maio Amarelo 2025