Google+


Créditos para cartão estudante podem ser adquiridos novamente a partir de 23 de janeiro
Compra de créditos é liberada por conta do início do ano letivo de 2023.

A partir da próxima segunda-feira, dia 23, será possível fazer novamente a compra de créditos para o cartão da modalidade estudante do transporte coletivo de Blumenau. A possibilidade da compra de créditos, que está suspensa desde o dia 16 de dezembro por conta do período de recesso escolar, estará disponível nos sete terminais urbanos do município, das 4h às 23h, na loja da empresa concessionária do serviço - BluMob (localizada na Rua Ceará, nº 47), das 8h às 17h, e no site ou aplicativo da BluMob.

A liberação ocorre por conta do início do ano letivo de 2023, que está previsto para o início de fevereiro em todo município. “Liberamos a compra de créditos em até duas semanas antes do início do ano letivo para que pais e alunos possam se programar com antecedência para o início das aulas. E também para facilitar nos casos em que a pessoa aproveita o período para fazer o cartão escolar, afinal, já no momento da confecção ou da retirada do cartão será possível fazer a sua primeira recarga sem aguardar pelo prazo de liberação de compra” explica o diretor de transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Lairto Leite.

Os estudantes que possuem o cartão escolar contam com desconto de 50% no valor integral da passagem do transporte coletivo, conforme Lei municipal nº 4175/1992. Lembrando que o titular do cartão pode fazer a compra de até 500 créditos anuais, que cobrem as passagens necessárias para o deslocamento de todo o período letivo.

Além da possibilidade de crédito, serviços como: recadastramento estudantil, cancelamento de cartões, SAC, consulta de saldo e emissão de primeira via do cartão comum e estudante seguem disponíveis no site https://www.blumob.com.br

Vale lembrar que para ter um cartão da modalidade estudante, o titular precisa residir a mais de um quilômetro de distância da instituição de ensino para ter direito ao benefício. 

Sistema
A SMTT ressalta que o cartão estudante é de uso pessoal e intransferível e que todos os veículos da frota de transporte coletivo possuem câmeras de biometria facial para a checagem de uso dos cartões.

Em 2020 e 2021 foram bloqueados por ano, respectivamente, 789 e 278 cartões com gratuidade. Já em 2022 foram 859 cartões bloqueados por uso indevido somente na modalidade estudante. 

Além de propiciar maior segurança aos passageiros e o monitoramento do serviço, a biometria facial auxilia no combate de ações indevidas como familiares e amigos de estudantes que são flagrados utilizando o recurso que concede desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível.

Leia também: Cartão estudante recebe modalidade para emissão totalmente on-line 

 

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 19/01/2023 09:50 - 486 visualizações



Fotos