Google+


Controle do espaço aéreo é tema de reunião do Seterb em Florianópolis
Adequações buscam elevar segurança das aeronaves que sobrevoam o Aeroporto de Blumenau.

Nesta quarta-feira, dia 20, representantes do Seterb estiveram na capital do Estado onde participaram de uma reunião na Base Aérea a respeito dos procedimentos relativos à operação do Aeroporto de Blumenau. O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo - Florianópolis (DTCEA - FL) chamou a autarquia para informá-la sobre as adequações feitas no controle do espaço aéreo.

Com as mudanças, as aeronaves que voarem acima de 1.000 pés do Aeroporto de Blumenau devem acionar o controle da Aeronáutica na decolagem. Segundo o DTCEA - FL, as adequações visam aperfeiçoar a segurança aérea, a fim de evitar acidentes, como as colisões em rotas, por exemplo.

O presidente do Seterb, Marcelo Althoff, destacou a importância da reunião, pois a autarquia foi informada formalmente das mudanças. “É necessário que estejamos cientes dessas adequações, que visam trazer ainda mais segurança para quem está voando. O próximo passo será reunir os pilotos e usuários do aeroporto para que também estejam atentos às orientações e cumpram as determinações do DTCEA - FL”, comenta.

A reunião foi presidida pelo comandante do DTCEA - FL, major especialista em Controle do Tráfego Aéreo, Marcus Luiz Pogianelo, que ainda sugeriu a execução de uma carta de aproximação para o Aeroporto de Blumenau, tendo em vista as condições geográficas e físicas do local, de forma a auxiliar os pilotos e disciplinar os procedimentos para pousos e decolagens.

Na ocasião, também foi comentado sobre possível auxílio para a viabilização de uma frequência única de radiocomunicação para o aeroporto, já que atualmente os pilotos conseguem utilizar somente a frequência livre, ou seja, uma conversa que fica aberta para outras pessoas. 

Além do presidente Marcelo Althoff, o Seterb foi representado no encontro pelo diretor de Transportes, Lairto Leite, o diretor Administrativo-Financeiro, Luiz Maia, e a fiscal de serviços públicos, Andréia Schwab.

 

Assessora de comunicação: Juliana Damian Silva



postada em 21/06/2018 17:29 - 242 visualizações



Fotos