A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou nesta segunda-feira, dia 10, uma operação chamada Campanha Transporte Legal 2025. Realizada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e Diretoria de Transportes, a iniciativa tem como objetivo fiscalizar as vans de transporte escolar e coibir atividades irregulares e clandestinas em Blumenau.
No primeiro dia de campanha, um micro-ônibus irregular foi apreendido pelos agentes. O veículo estava com equipamentos de segurança ineficientes, incluindo tacógrafo irregular e extintor de incêndio vencido, além de não possuir a documentação obrigatória para transportar os estudantes.
“É muito importante que os pais se atentem sobre quem está fazendo o transporte dos filhos, se o motorista e o veículo passaram pela vistoria da SMTT e se estão devidamente regularizados. Ou seja, se a van não possui o selo amarelo no para-brisas, ela não passou pela vistoria obrigatória. Estamos falando da segurança das crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
A campanha Transporte Legal 2025 seguirá sendo realizada nos próximos dias. Durante a ação, agentes da GMT e servidores da Diretoria de Trânsito fiscalizarão os veículos. Enquanto isso, as equipes da EPT entram na van e orientam os estudantes, motoristas e monitores sobre segurança viária e legislação de trânsito. Cada criança receberá um folheto informativo sobre a campanha, que deverá ser entregue aos pais, para que os mesmos também estejam atentos ao transporte regular de estudantes.
Vistoria
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do motorista e do monitor. O condutor também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.
Assessor de comunicação: Luan Carlos Tamanini
postada em 12/02/2025 08:21 - 681 visualizações
Mais notícias parecidas com Campanha Transporte Legal 2025 fiscaliza vans de transporte escolar em Blumenau
Prefeitura de Blumenau destaca funcionalidades do aplicativo da Área AzulBlumenau registra recorde de passageiros após pandemia e anuncia novas viagens no transporte coletivo
Corredor da Avenida Martin Luther volta a ser exclusivo para ônibus a partir de segunda-feira, dia 17
Estudantes têm até o dia 31 de março para recadastrar o cartão do transporte coletivo