Google+


Campanha educativa no trânsito identifica local dos pontos cegos no Transporte Coletivo de Blumenau
Campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito teve lançamento nesta segunda, dia 18

Foto: Michele Lamin

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez o lançamento da campanha educativa "Atenção: o motorista pode não estar vendo você". Voltada ao transporte coletivo, o lançamento aconteceu às 10h, no pátio do Terminal Água Verde, na Rua General Osório, 4.013, Água Verde.

A ação visa prevenir os casos de acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas, ajudando a evitar colisões, lesões e mortes no trânsito; bem como com passageiros do transporte coletivo que circulam pelos terminais urbanos.

"O objetivo dessa campanha é puramente preventivo, afinal, é notório o crescimento acelerado da frota e do fluxo de veículos nas ruas. Diante disso, percebemos a necessidade de trabalhar um comportamento seguro relacionado aos veículos do transporte coletivo e demais veículos pesados que trafegam nas vias de Blumenau", explica o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), Marco Rebello.

Para a campanha, adesivos são colados nos chamados "pontos cegos" dos ônibus. Assim o adesivo informa e reforça a necessidade de atenção para a existência de ângulos externos não refletidos pelos retrovisores dos veículos.

"O tema das campanhas educativas de trânsito deste ano esteve sempre relacionado à mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. E seguimos com esse pensamento de cuidado com os mais vulneráveis. Muito da prevenção se faz com informação e conhecimento e é esse o objetivo dessa nova campanha", destaca o diretor de transportes, Lairto Leite.

Durante o lançamento foram apresentados os pontos cegos de um veículo pesado, bem como os riscos deste fato não ser levado em consideração pelos condutores. Para isso, veículos da frota da cidade, devidamente adesivados, ficaram disponíveis com a presença de figuras que representaram pessoas reais envolvidas em diversas situações como pedestres, ciclistas e motoristas de carros de passeio.

Os pontos onde os adesivos são colados ficam em ambos os lados do veículo, sempre sobre as rodas dianteiras, e outro na parte traseira A partir de agora, todos os veículos da frota do transporte coletivo recebem a identificação.

Os adesivos também fazem parte de um projeto de boas práticas prezadas pelo Grupo de Benchmarking QualiÔnibus / WRI Brasil, tendo como público-alvo: pedestres, ciclistas, motociclistas e os motoristas em geral.

WRI Brasil
É um instituto de pesquisa que visa promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atuando no desenvolvimento de estudos e na implementação de soluções sustentáveis em cidades.

O grupo é formado por cidades, agências metropolitanas e empresas operadoras que buscam ações mais efetivas para a melhoria da qualidade do transporte coletivo. Possibilitando a troca de experiências e boas práticas entre provedores de transporte que buscam qualificar seus sistemas. A cidade de Blumenau faz parte deste grupo, sendo representada pela SMTT.

Semana Nacional do Trânsito
É comemorada todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é concentrar atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Neste ano, além da campanha educativa, a Escola Pública de Trânsito (EPT) vai atuar com ações como o Comando Educativo de Trânsito, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF); palestras em empresas e ações especiais junto às escolas.

 

Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 18/09/2023 10:54 - 728 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin