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Blumenau prepara plano de operação para retorno do transporte coletivo no dia 15
Com cuidados e obrigatoriedades, o plano prevê que antes do retorno, todos os funcionários do transporte coletivo sejam testados para Covid-19.

Blumenau se prepara para retomar o serviço de Transporte Coletivo no dia 15 de junho, com um planejamento estudado durante o período de paralisação das atividades. O planejamento prevê obrigatoriedades e cuidados a serem tomados por usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), e será avaliado pela Segurança Sanitária, que definirá o início da retomada do transporte coletivo na cidade.

Uma das obrigatoriedades estabelecidas será a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus e 50% na estrutura da frota. Além das orientações e definições, o possível retorno também contará com algumas mudanças no sistema de trabalho, como a interrupção das operações aos domingos e feriados. Medida que seguirá por tempo indeterminado, auxiliando no isolamento social nos dias em que o transporte coletivo não representa essencialidade.

Como medida de segurança, a retomada do transporte coletivo acontecerá somente após a testagem de todos os trabalhadores da BluMob, aproximadamente 1.100 pessoas. Os funcionários que testarem negativo para o Covid-19 estarão liberados para o retorno ao trabalho, caso testarem positivo, serão encaminhados e avaliados pelo serviço de saúde do município.

Outra mudança que seguirá por tempo indeterminado, será a proibição do uso de dinheiro dentro dos coletivos, evitando o contato entre usuário e cobrador. O uso de cartões como o Cartão da Melhor Idade e o Cartão do Estudante também sofrem alterações. Para os idosos, o Cartão da Melhor Idade será proibido por tempo indeterminado. A decisão deve seguir ao menos nas primeiras semanas, por estarem no grupo de risco da Covid-19.Para os estudantes, será permitido uso do Cartão Estudantil apenas para o pagamento de tarifas integrais, esta medida será mantida até que as aulas sejam retomadas no município.

O retorno das operações do transporte coletivo se tornou possível após uma decisão tomada pelo Governo de Santa Catarina, no dia 1º de junho. A decisão foi oficializada pelo governador Carlos Moisés e possibilitou um novo modelo de gerenciamento de ações durante a pandemia do novo Coronavírus, baseada na regionalização.

Com a mudança, a partir de segunda-feira, dia 8 de junho, os municípios terão autonomia em decisões relacionadas ao retorno de algumas atividades, entre elas o Transporte Coletivo. No entanto, a decisão tomada pelas cidades ainda será avaliada e validada pelo governo do Estado. Vale ressaltar que o modelo regionalizado foi proposto ao governo do Estado pelo município de Blumenau no dia 9 de abril, por meio do ofício 175/2020.

Confira abaixo as orientações do planejamento para o retorno do transporte coletivo:

Orientações gerais

- O transporte coletivo terá horário normal de operação de segunda a sexta-feira;
- Nos sábados os coletivos operam até as 15h;
- Nos domingos e feriados o serviço será suspenso;
- As linhas exclusivas para os profissionais da saúde permanecem disponíveis, com constante reavaliação de necessidade;
- O transporte intermunicipal não será retomado nos próximos 15 dias;
- Todos os veículos do transporte coletivo deverão trafegar obrigatoriamente com todas as janelas abertas e os funcionários que estejam no grupo de risco terão tratativa especial;
- Nos terminais, usuários e funcionários terão disponível dispensers com álcool em gel 70% e pias para a higienização das mãos, devendo ser utilizados com frequência.

Horários

- Tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.

Orientações aos usuários

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Será obrigatório o uso de máscaras de proteção para todos os usuários do Transporte Coletivo, tanto dentro dos ônibus, quanto nos pontos de ônibus, terminais e na central de atendimento;
- A Seterb fará a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações;
- Os ônibus também contarão com a delimitação de espaço, que será controlado pelo cobrador. Os passageiros devem respeitar o local delimitado dentro do transporte, tanto nos assentos quanto no espaço livre para permanecer de pé;
- Será proibido o uso do transporte por pessoas com mais de 65 anos, que utilizem gratuidade (Cartão Melhor Idade ou com apresentação de documento);
- O Cartão Estudantil será liberado apenas para uso com pagamento de tarifa integral (considerando suspensão das aulas);
- Não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus por tempo indeterminado. O dinheiro será aceito apenas para acesso ao sistema nos terminais e para o pagamento de recargas na central de atendimento e nos terminais;
- Todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum para facilitar o acesso ao usuário. Ao término de créditos, ou caso ele não exista, os créditos comuns carregados são consumidos.

Novos usuários de cartão

Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, a partir do dia 5 de junho, sexta-feira, será possível fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. A solicitação poderá ser feita pelo site http://www.blumob.com.br/.

Os pedidos feitos entre os dias 5 e 7 de junho poderão ser retirados na Central de Atendimento da BluMob a partir do dia 8 de junho, o local terá atendimento inclusive nos feriados e aos sábados. Os pedidos feitos após o dia 8 de junho, terão 48h como prazo de retirada. Após o dia 15, o usuário que solicitar o cartão pela internet poderá retirar o cartão em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.

Ações tomadas pela empresa

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Todos os ônibus em circulação, terminais urbanos e a central de atendimento terão fixados cartazes de comunicação, referente aos cuidados de higiene durante a pandemia do novo Coronavírus;
- Para ajudar na comunicação, os validadores de passe, tanto na entrada dos ônibus, quanto nas entradas dos terminais, terão informações para relembrar os cuidados durante a pandemia;
- Como higienização, será feita limpeza constante nos ônibus utilizados na frota diária e nos terminais;
- Além disso, serão disponibilizadas máscaras e álcool em gel 70% para todos os funcionários e óculos de proteção para os cobradores.

Central de atendimento

- A central de atendimento, localizada na Rua Ceará, 47, no Centro, terá controle de entrada. Somente será permitido o acesso de pessoas com uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos, com álcool em gel 70% disponível no local;
- Na entrada da central, todos os clientes passarão pelo controle da temperatura e deverão respeitar a sinalização de solo com medidas de distanciamento;
- A sala de espera será limitada em 50% da capacidade, garantindo maior distância entre as pessoas que aguardam o atendimento;
- Além disso, serão implementados limitadores de distância entre os atendentes e clientes;
- Também será proibida a entrada de acompanhantes, salvo menores de idade e pessoas com deficiência;
- A central também fará reforço das campanhas de incentivo aos serviços on-line, que não exigem atendimento presencial, como o recadastramento estudantil, o cancelamento de cartões e o SAC.

Alteração de Serviços

- O serviço de emissão de cartão da melhor idade será suspenso por tempo indeterminado;
- O recadastramento estudantil será postergado com um prazo de 60 dias após a data de retorno das atividades do transporte;
- Também será postergado o prazo de recadastramento dos cartões de gratuidade, utilizado por pessoas com deficiência e afins, para mais 60 dias após a data de retorno das atividades do transporte;
- As atividades da central de atendimento serão suspensas aos sábados, para desestimular o uso do transporte coletivo aos finais de semana.

Medidas de controle

Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob). Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.

 

Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian



postada em 05/06/2020 10:15 - 1964 visualizações



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