Google+


Blumenau participa por videoconferência de reunião da Câmara Temática do Contran
Desde o mês de março, os encontros presenciais foram suspensos e passaram a ser feitos on-line.

Nesta terça-feira, dia 07 e na quarta, dia 08, Blumenau participa da 5ª reunião ordinária da Câmara Temática de Educação e Saúde pro Trânsito (CTES) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde o mês de março, as reuniões presenciais que eram feitas em Brasília, na sede do Ministério da Infraestrutura (Minfra) foram suspensas e passaram a ser feitas por videoconferência, devido ao risco de contágio do Coronavírus.

O representante de Blumenau na Câmara e Coordenador da Escola Pública de Trânsito da Seterb, Marco Rebello, explica que entre os trabalhos feitos pela CTES consistem na elaboração da minuta de resolução, com o tema e o público-alvo por mês das campanhas educativas de trânsito em todo o território nacional.

No encontro foi definido que o tema deste ano continua sendo; “Perceba o Risco, Proteja a Vida”, e os subtemas e público-alvo a serem trabalhados nos próximos meses, até dezembro de 2020, foram estabelecidos: Julho - Respeito no trânsito; Agosto - Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil; Setembro - Usuários vulneráveis; Outubro - Ver e ser visto; Novembro - Os impactos sociais dos acidentes e Dezembro - Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas).

Marco Rebello destaca que por ser um colegiado que presta assessoramento técnico direto ao Contran, a reunião é fundamental para elaboração de resoluções. “Podemos contribuir levando as demandas dos municípios, pois estas decisões impactam diretamente na vida do cidadão brasileiro e nas soluções que o trânsito necessita”, diz.

Câmaras Temáticas

As Câmaras Temáticas (CTs) buscam auxiliar o Conselho Nacional de Trânsito com estudos e pesquisas para a criação de novas normas de trânsito e também assuntos relacionados à mobilidade urbana. As câmaras são formadas por especialistas da sociedade civil de trânsito, transportes e atividades relacionadas aos temas propostos em cada unidade.

Também compõem as CTs representantes de entidades e órgãos de policiamento de trânsito, além de representantes dos ministérios relacionados ao Contran e Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), DNIT e Denatran.

 



postada em 07/07/2020 15:31 - 235 visualizações