
A manhã desta quinta-feira, dia 21, foi diferente para trabalhadores do transporte coletivo e usuários do Terminal Urbano da Fonte. A Prefeitura de Blumenau, por meio da equipe da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (SEIDEP), promoveu uma ação de conscientização, para marcar este Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Além de ouvirem depoimentos de pessoas com deficiência visual e de locomoção, quem esteve presente recebeu material informativo, e também pôde sentir na pele algumas vivências e dificuldades no uso do transporte coletivo.
Gabryell Cardoso, de 19 anos, estava voltando do trabalho para casa e contou que sempre que pode, ajuda outro usuário do ônibus que necessite de auxílio. Ele topou o desafio de tentar se localizar no terminal com o uso de uma venda nos olhos, simulando a deficiência visual. “Com o guia da voz foi muito mais fácil conseguir me locomover, mas no começo foi difícil tentar encontrar o lugar de esperar o ônibus”, avaliou.
A dificuldade foi maior para Valmir Oliveira, trabalhador da fiscalização da Blumob, que acompanha mais de perto as demandas das pessoas com deficiência, mas pode experimentar a dificuldade de conduzir uma cadeira de rodas pelo terminal. “A dificuldade foi grande e a gente percebe como a ajuda da nossa parte é realmente importante nesses casos”, comentou. Muitos cobradores, motoristas e fiscais da empresa que opera o transporte coletivo em Blumenau estavam no local e compartilharam experiências.
Respeito à prioridade
Entre as Pessoas com Deficiência (PcD) presentes, foi unânime o pedido para que outros usuários tenham empatia, ofereçam ajuda e principalmente, dêem a preferência no acesso aos ônibus, conforme já prevê a Lei 13.146/2015.
Para a diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão da Seidep, Bruna Daniel, a cidade está avançando em diversas questões, mas existem melhorias que ainda precisam ser feitas. “Temos sim as questões físicas e arquitetônicas que precisam da atenção da administração municipal. Mas a sociedade tem muito a contribuir com a inclusão, mudando atitudes simples, como oferecer ajuda a uma pessoa com deficiência e dar a preferência nos acessos,tanto no transporte coletivo quanto em outras situações, como no uso de elevadores.”, ressaltou Bruna.
A ação fez parte do calendário das atividades do Setembro Branco da Inclusão instituído pela Lei Municipal 8.396/2017.
Assessora de Comunicação: Marília Prado
postada em 21/09/2023 14:44 - 325 visualizações
Fotos
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
Mais notícias parecidas com Vivências de PcDs foram compartilhadas em terminal urbano de Blumenau
Funcionários do transporte coletivo participam de capacitação no Dia da Pessoa com DeficiênciaApós quinto lugar nos 400m, José Alexandre mira semifinal dos 100m
Paratletas de Blumenau conquistam 42 medalhas em competições de natação e atletismo em Curitiba
Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta sexta-feira