Google+


Funcionários do transporte coletivo participam de capacitação no Dia da Pessoa com Deficiência
Ação ocorre na segunda-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 9h no Terminal de Aterro

Foto: Michele Lamin

A manhã de segunda-feira, dia 4 de dezembro, promete ser diferente para os funcionários do transporte coletivo de Blumenau. Uma ação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no domingo, dia 3, será realizada no Terminal do Aterro. Na oportunidade, fiscais, cobradores e motoristas irão vivenciar situações que as pessoas com deficiência encontram no transporte público. A ação começa às 9h e é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

Além de vivenciar essas situações, os funcionários também serão orientados sobre como atender melhor esse público e irão conhecer mais um pouco da realidade deles. “Nosso papel de inclusão da pessoa com deficiência também é o de capacitar e orientar a todos sobre como atender esse público. E esse tipo de ação é fundamental e ajuda tanto o usuário quanto o funcionário”, declarou a secretária da Seidep, Giselle Chirolli.

Segundo a secretaria, a Blumob, responsável pelo serviço em Blumenau, quer seguir com essas ações em 2024 e expandir para outros funcionários da empresa.

"Na Secretaria de Trânsito e Transportes nós sempre trabalhamos com o objetivo de melhorar a vida dos blumenauenses no dia a dia do trânsito em nossa cidade. E com certeza essas ações passam pela mobilidade e pela acessibilidade para todas as pessoas. Por isso, a conscientização dentro do transporte coletivo é tão importante junto as demais ações já tomadas em nossa frota que tem 100% dos veículos acessíveis", explica o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O principal objetivo é promover a compreensão das questões da deficiência, trazer dignidade e, principalmente, conscientizar a todos sobre os direitos e o bem-estar da pessoa com deficiência.



postada em 01/12/2023 09:00 - 329 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin