A Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu) se sagrou campeã do Campeonato Internacional de Basquete para Surdos. Disputada no fim de maio em Caxias do Sul (RS), a competição reuniu aproximadamente 60 atletas de seis equipes do Brasil e da Inglaterra.
A delegação blumenauense foi composta por sete atletas surdos, um técnico surdo e um delegado surdo. A equipe, que conta com apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), conquistou quatro vitórias em quatro jogos e foi campeã mundial pela primeira vez.
“Quero parabenizar a Asblu pela incrível conquista. Trazer esse título para Blumenau é motivo de orgulho e comprova o talento e a seriedade do trabalho desenvolvido pela associação”, comemora o prefeito Egidio Ferrari.
O time blumenauense obteve vitórias expressivas durante a competição. Na estreia, superou o London Beard, da Inglaterra, por 78 a 61. Na sequência, venceu Porto Alegre (RS) por 92 a 36. Na semifinal, eliminou os donos da casa, Caxias do Sul, com uma vitória por 96 a 45. Na grande final, um reencontro com a equipe de Porto Alegre e nova vitória, desta vez por 101 a 43.
“Esse título é o reflexo do comprometimento dos atletas e dos treinadores, bem como da importância de políticas públicas que incentivam o esporte em todas as suas formas. Parabéns à Asblu por representar Blumenau com excelência”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
A Asblu já havia participado das outras duas edições da competição: terminou em sexto em 2023, na Polônia, e em quinto em 2024, na Grécia.
Assessor de comunicação: Luan Carlos Tamanini
postada em 11/06/2025 08:12 - 342 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Equipe de Blumenau é campeã do Campeonato Internacional de Basquete para Surdos
Atleta de Blumenau é vice-campeã brasileira de bocha paralímpicaCurso pioneiro de informática para pessoas com deficiência conclui primeira turma
Atletas do Paradesporto de Blumenau conquistam marcas históricas no Brasileiro de Atletismo
Paradesporto de Blumenau promove edição 2025 do Natal Encantado

