Google+


Definidos os locais e datas das competições do 17º Parajasc em Blumenau
Disputam ocorrem entre os dias 28 de maio e 2 de junho e vão envolver mais de 1,9 mil paratletas

Foto: Eraldo Schnaider

Mais de 1,9 mil paratletas catarinenses estarão em Blumenau na próxima semana para a maior competição paradesportiva do Sul do Brasil. A 17ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) será realizada aqui na nossa cidade e vai envolver mais de 70 municípios do Estado. O cronograma com datas e locais das competições foi divulgado nesta semana pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Serão 12 locais que concentrarão as disputas de 14 modalidades. O Parque Vila Germânica é o local que mais vai receber modalidades. O setor 3 será palco do tênis de mesa, do judô e do parataekwondo e o setor 4 vai receber o xadrez. A única modalidade que vai ser realizada fora de Blumenau é o atletismo, marcado para o Complexo Esportivo de Timbó.

"Receber a principal competição do paradesporto do Sul do Brasil é uma alegria e um orgulho para Blumenau. Sabemos a força que o esporte tem em transformar a vida das pessoas e dentro do paradesporto isso é ainda mais importante. Não transforma apenas vidas; transforma e devolve a vida em sociedade para as famílias. E por isso quando recebemos o convite para sediar o Parajasc não foi preciso nem pensar na resposta. Afinal, além de movimentar a cidade, tanto esportivamente quanto economicamente, levará o nome de Blumenau e o nosso trabalho pelo Paradesporto ainda mais longe. Será uma alegria fazer da cidade da maior festa alemã das Américas, também a cidade dos paraletas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

A secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel, diz que a equipe está trabalhando muito para entregar a melhor edição da história da competição. “Blumenau escolheu receber a competição porque a gente é referência e porque nossa equipe abraçou tudo com muito carinho. Será um grande evento, de confraternização mas também de competições de alto nível”, afirma.

“Para nós é uma felicidade imensa receber mais de 1,9 mil paratletas de 71 cidades, pois comprova nosso compromisso com a pessoa com deficiência e solidifica ainda mais nossa Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Paradesporto, que é a primeira do Estado. Tenho certeza que faremos um evento lindo e grandioso”, declara a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.

Confira os locais e o cronograma de cada modalidade

Atletismo (DI, DF, DA e DV)
29/5 a 1º/6
Complexo Esportivo de Timbó

Basquete cadeiras de rodas e DI
29 a 31/5
Ginásio da EEB João Widemann

Bocha paralímpica
29/5 a 1º/6
Ginásio Galegão

Bocha Raffa (DI, DF, DA e DV)
29/5 a 2/6
Clube Caça e Tiro Jordão
Associação de Moradores da Rua São Bernardo (Asmosabe)
Sociedade Recreativa e Desportiva Centenário

Ciclismo (DV e DF)
29/5
Rua República Argentina

Futsal (DA e DI)
29/5 a 2/6
Associação Atlética e Cultural Altona
AD Hering

Goalball
1º e 2/6
Ginásio da EBM Gen. Lúcio Esteves

Handebol cadeira de rodas
1º/6
Ginásio da EEB João Widemann

Judô (DV)
1º/6
Parque Vila Germânica (setor 3)

Natação (DI, DF, DA e DV)
30/5
Campus 1 da Furb

Parataekwondo (DF e DI)
28/5
Parque Vila Germânica (setor 3)

Tênis de Mesa (DA, DF e DI)
29/5 a 1º/6
Parque Vila Germânica (setor 3)

Xadrez (DA, DF e DV)
30 e 31/5
Parque Vila Germânica (setor 4)

Legendas:
DI - Deficiente Intelectual
DF - Deficiente Físico
DA - Deficiente Auditivo
DV - Deficiente Visual



postada em 22/05/2024 14:28 - 576 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider