Google+


Ações de inclusão da pessoa com deficiência seguem durante Setembro Branco
Conscientização em terminal marca Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), irá promover uma campanha pontual de conscientização no Terminal Urbano da Fonte, a partir das 9h.

De acordo com a diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão da Seidep, Bruna Daniel, o objetivo da ação é educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a prioridade da pessoa com deficiência como, por exemplo, com as filas e assentos. Os fiscais que atuam no transporte coletivo também receberão instruções para melhor a abordagem e auxiliar uma PcD (pessoa com deficiência). “Queremos passar a mensagem do respeito, da empatia e com isso ajudar a derrubar o preconceito e as barreiras atitudinais”, acrescenta Bruna.

Estarão no local, além de membros da equipe da Seidep, paratletas com deficiência e representantes de entidades de pessoas com deficiência, que utilizam o transporte coletivo urbano. A ação faz parte do calendário das atividades do Setembro Branco da Inclusão instituído pela Lei Municipal 8.396/2017.

Na quarta-feira, dia 20, às 13h30, será promovido em parceria com o Senac, o Workshop “Inclusão na prática – cases de sucesso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. A atividade também compõe o mês da inclusão.

Setembro Branco marcado por atividades educativas e esportivas

No último domingo a Unimed, patrocinadora do Programa Paradesporto em Blumenau, promoveu uma corrida, na qual uma das categorias foi voltada à participação de pessoas com deficiência. Os 12 participantes, entre jovens, adultos e crianças com deficiência, acompanhados de seus professores, pais e mães, cruzaram a linha de chegada na corrida da inclusão.

Para a secretária da Seidep, Giselle Chirolli, “foi um momento para comemorar a inclusão e oportunizar o acesso as nossas pessoas com deficiência em todos os lugares da sociedade, possibilitado pela Unimed, que é patrocinadora máster do Paradesporto há 10 anos e acredita na importância de ações inclusivas.”.

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, a diretora Bruna e a gerente Mariza Graciano estiveram no Senac conversando com os alunos sobre diálogos inclusivos e desafios da recém inaugurada  Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). Além dessas, outras ainda serão realizadas ao longo de setembro, tanto aquelas abertas ao público, bem como as que ocorrem internamente tanto na Prefeitura de Blumenau, quanto nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) envolvidas.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 19/09/2023 16:05 - 507 visualizações



Fotos