Google+


Blumenau é selecionada como polo para projeto piloto do BID
Sistema OnRoad prevê a integração de um mecanismo com foco em Gestão de Risco com o modelo já existente na Defesa Civil do município.

A cidade de Blumenau foi escolhida pela equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como polo para um projeto piloto do Sistema OnRoad, que é um mecanismo com foco em Gestão de Risco em obras de infraestrutura. O objetivo é agregar ferramentas de informação com base em um banco de dados ao modelo já existente no município contra desastres naturais.

Além dos protocolos já utilizados pela Defesa Civil, o fato de Blumenau possuir um setor de Geologia estruturado e atuante foi fundamental para que a escolha da cidade, explica o Prefeito Mário Hildebrandt. “Depois da catástrofe de 2008, Blumenau se tornou vitrine para o Brasil e para o mundo quando se fala em gerenciamento de riscos e Defesa Civil. A escolha da nossa cidade pelo BID nos deixa honrados e esperamos que o projeto tenha êxito, pois quem ganha com isso é a comunidade.” salienta.

A partir de uma série de estratégias, começando pela elaboração de mapas de suscetibilidade, identificando localidades com risco de deslizamentos de terra e também de alagamentos, inicia este propósito de integrar estratégias de ação com as informações e métodos já praticados na Defesa Civil municipal.  O Sistema OnRoad prevê ainda a criação de um banco de dados, estatísticas, identificação dos riscos, tipos de alertas e ações de respostas.

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina, pelo histórico da cidade, quanto mais Blumenau se capacitar, melhor estará preparada para lidar com desastres naturais. “Desde a catástrofe de 2008, mudamos nossa percepção com relação a nossa abordagem e nosso próprio método de atuar e informar a população sobre os riscos geológicos”, salienta.

Para o secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais, Paulo França, o projeto contribuirá para que a cidade se torne ainda mais resiliente, principalmente no que tange a obras de engenharia. “Com a consolidação deste projeto, Blumenau será modelo em plataforma de gestão de risco para todo o país” garante.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga



postada em 18/07/2019 09:29 - 1017 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider