Google+


Pesquisa vai identificar satisfação e perfil dos turistas que visitam Blumenau
A Furb será a responsável pelo trabalho que tem duração de um ano

Foto: Daniel Zimmermann

A Secretária de Turismo e Lazer de Blumenau, por meio de contrato com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), iniciou neste mês uma pesquisa técnica para identificação do perfil e satisfação dos turistas que visitam Blumenau. O período de entrevista será de um ano e será fundamental para nortear as ações em prol do desenvolvimento do turismo na cidade.

Os entrevistados serão abordados em diversos pontos da cidade, que foram mapeados devido a importância e fluxo de turistas, como museus, praças e eventos, entre outros. As equipes responsáveis pela pesquisa estarão devidamente identificadas com colete e crachá da Furb.

“As informações coletadas vão nos ajudar na criação de estratégias de marketing e ações junto ao trade turístico. O intuito é ter conhecimento do público para sermos mais assertivos na atração de novos visitantes. Com essa definição de perfil, será possível captar também novos investidores para a cidade, com isso gerando renda e emprego para Blumenau”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Os dados coletados serão incorporados ao Observatório de Turismo todos os meses, tornando-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento do setor. Além disso, ao final do período de coleta de dados, será possível ter um quantitativo de visitantes que a cidade recebe. “Mais que criar atrativos turísticos, Blumenau precisa conhecer o seu público e com isso, propiciar mais e mais atrativos”, aponta o prefeito Mário Hildebrandt.

Entre as perguntas estão a pretensão de gasto na estadia, quais as principais motivações para visitar Blumenau, tempo de permanência, tipo de hospedagem, de que forma busca informações sobre os atrativos da cidade. Além disso, o questionário permite que o visitante faça avaliação sobre alguns aspectos da cidade, como segurança, limpeza, opções de alimentação, bebidas e compras, entre outros itens. “A avaliação dos locais visitados e o índice de satisfação em relação à cidade, são aspectos fundamentais para aprimorar a demanda turística de Blumenau”, completa Greuel. 



postada em 09/02/2024 13:42 - 810 visualizações



Fotos
  • Foto: Daniel Zimmermann