Google+


Blumenau reforça o compromisso com o turismo através do Cadastur
Avanços foram registrados 1 ano após o decreto municipal entrar em vigor

Blumenau celebra um notável crescimento no setor turístico em 2023. Desde a implementação do Decreto Municipal 14.253/22, que condiciona a inscrição dos prestadores de serviços turísticos no cadastro mobiliário do município ao registro no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur), a cidade registrou avanços expressivos.

O Cadastur, iniciativa do Ministério do Turismo, busca a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos em todo o país. De janeiro a novembro de 2022, Blumenau contabilizou 161 registros no Cadastur. No mesmo período de 2023, esse número saltou para 342, indicando um aumento constante.

O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, enfatiza a importância desse crescimento para a cidade. "O setor turístico é fundamental para o desenvolvimento econômico de Blumenau. O aumento nos registros no Cadastur reflete o compromisso e engajamento dos prestadores de serviços turísticos, fortalecendo ainda mais a nossa cidade como destino turístico".

O monitoramento é realizado mensalmente e faz parte dos indicadores do Observatório de Turismo de Blumenau.

O que é o Cadastur?

O Cadastur é um registro abrangente, englobando pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Com foco em promover formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos em todo o Brasil, esse cadastro é obrigatório para diversos segmentos, incluindo Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Blumenau, cidade que condiciona a inscrição dos prestadores de serviços turísticos no cadastro mobiliário do município ao registro no Cadastur, experimentou um notável crescimento nos registros. O Cadastur não apenas garante a atuação legal de prestadores, de acordo com a Lei do Turismo, mas também oferece uma série de benefícios aos cadastrados.

"O Cadastur é uma ferramenta vital para o fortalecimento do setor turístico em Blumenau. Garantindo a legalidade e proporcionando benefícios aos cadastrados, demonstra o compromisso da cidade em promover um turismo responsável e de qualidade", destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Benefícios

O Cadastur oferece benefícios, como acesso a financiamentos, apoio em eventos, programas de qualificação e facilita a participação em licitações. O Observatório de Turismo de Blumenau monitora mensalmente esses indicadores, contribuindo para a classificação favorável no Mapa do Turismo Brasileiro e possibilitando o acesso a recursos federais para investimentos.

“O Cadastur se destaca como uma peça fundamental para impulsionar o turismo em Blumenau, consolidando a cidade como um destino turístico de referência. O registro no Cadastur é gratuito e pode ser feito de forma fácil e rápida, refletindo o comprometimento de Blumenau em promover um turismo responsável e atrativo para visitantes e investidores”, conclui Greuel.

Registro no Cadastur

Para fazer parte do Cadastur, o processo é simples e gratuito. Prestadores de serviços turísticos que desejam se inscrever podem dirigir-se à Praça do Empreendedor. Aqueles que participam das atividades obrigatórias devem fornecer um registro regular no Cadastur. Para serviços de cadastro opcional, será oferecida orientação sobre a importância da participação no sistema do Ministério do Turismo.

O registro no Cadastur pode ser realizado de forma rápida e online, acessível de qualquer computador ou smartphone pelo link.

A importância do Cadastur para Blumenau se estende à renovação do cadastro mobiliário do município, realizada anualmente em abril. Prestadores de serviços turísticos serão informados sobre a obrigatoriedade dessa inscrição e receberão orientação sobre o registro. Nesse contexto, o Sescon Blumenau se apresenta como um parceiro fundamental, pois a maioria das empresas do setor realiza os trâmites de renovação por meio das contabilidades.

Destaca-se também a relevância da classificação no Mapa do Turismo Brasileiro. Essa classificação é uma ferramenta estratégica que reúne municípios que utilizam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Além disso, reconhece as necessidades de investimentos e ações para promover o setor em cada região turística do país. Quanto melhor a classificação, maiores são as possibilidades de Blumenau receber recursos do Ministério do Turismo, destinados a obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

"O registro no Cadastur não só fortalece a legalidade dos prestadores de serviços turísticos como também contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo em Blumenau. Encorajamos todos os envolvidos no setor turístico a participar desse cadastro, consolidando Blumenau como um destino turístico de excelência", conclui o secretário.

Crescimento de registros

Mês 

2022

2023

Janeiro

5

14

Fevereiro

17

30

Março

10

19

Abril

12

26

Maio

19

38

Junho

10

40

Julho

19

40

Agosto

24

37

Setembro

25

29

Outubro

9

39

Novembro

11

30

Os segmentos com mais registros (de 2022 para 2023)

Agência de turismo - de 89 para 123

Restaurante, cafeteria, bar e similares - de 116 para 121

Organizador de eventos - de 32 para 113

Meios de hospedagem - de 31 para 41

Transportador turístico - de 19 para 28

Guias de turismo - de 28 para 31

Locadora de veículos - de 8 para 12

Centro de convenções - de 3 para 5 

Casa de espetáculo e equipamentos de animação turísticas - de 2 para 4

Apoio ao turismo náutico ou a pesca desportiva - de 2 para 3

Parque aquático/equipamento de lazer - de 1 para 2

Acampamento turístico - de 0 para 1

Segmentos com queda de registros (de 2022 para 2023)

Prestador de Infraestrutura de apoio para eventos - de 49 para 29

Prestador especializado em segmento turístico - de 39 para 32



postada em 07/12/2023 08:19 - 616 visualizações



Fotos