Google+


Vigilância Sanitária de Blumenau define calendário de palestras para manipuladores de alimentos
Em 2022, três horários serão disponibilizados para a capacitação, que é exclusiva para residentes de Blumenau.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, definiu novos horários para as palestras gratuitas voltadas a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com manipulação de alimentos. Durante o ano inteiro, toda semana, três horários serão disponibilizados para a capacitação presencial, que é exclusiva para residentes de Blumenau.

Pessoas que não possuem e precisam do certificado poderão participar das palestras ministradas nas terças e quintas-feiras, às 8h30 e nas quartas-feiras, às 13h30. O certificado tem validade por dois anos. Os interessados deverão fazer o agendamento prévio pelos telefones: 3381-7779 ou 3381-7764.

A palestra para manipuladores de alimentos é feita no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira (sala 27), localizado na Rua Dois de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. Nos encontros, os participantes recebem orientações e instruções sobre o manejo adequado dos alimentos. Conforme agendamento, os interessados deverão estar no local com 20 minutos de antecedência, para entrega dos documentos na sala 16, sob risco de ter a participação cancelada, caso não seja entregue.

Em 2021, mais de 1.300 pessoas participaram de 67 palestras com certificação para manipuladores de alimentos feitas pela Vigilância Sanitária e Ambiental. O processo é obrigatório para profissionais que atuam em estabelecimentos de alimentos. Profissionais de outras cidades que queiram fazer a capacitação devem procurar o serviço de saúde do município de residência.

Capacitação on-line
O conteúdo das aulas sobre manipulação de alimentos também pode ser acessado on-line e de forma gratuita. O curso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ensina formas seguras de preparo, além das principais regras da Vigilância Sanitária. Os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação recebem certificado da Anvisa.

O Sebrae também disponibiliza um curso on-line sobre boas práticas nos serviços de alimentação, que pode ser acessado neste outro link. Ao completar o curso on-line é necessário a impressão do certificado e apresentá-lo na consulta médica.

Confira os dias e horários das palestras para manipuladores de alimentos:

Terças-feiras:         8h30
Quartas-feiras:     13h30
Quintas-feiras:       8h30

Documentos para Carteira de Saúde

- Carteira de vacinação atualizada (tétano e hepatite B);
- Comprovante de residência;
- Documento de identificação com foto;
- Foto 3x4 (iniciantes);
- Certificado da palestra anterior (em caso de revalidação);
- Unhas curtas e limpas, sem base e sem esmalte, sem barba e sem bigode.

Profissional que necessita apenas do Certificado da palestra (aquele que já possui o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO)

- Certificado da palestra anterior (para palestras feitas a partir de 2017, no caso de revalidação);

- Comprovante de residência.



postada em 24/01/2022 14:11 - 1470 visualizações



Fotos