Google+


Vigilância oferece palestra sobre manipulação de alimentos para moradores de Blumenau
No último ano foram entregues mais de 11 mil certificados aos profissionais.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, oferece palestras gratuitas para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com manipulação de alimentos. São oferecidos quatro horários para a realização da capacitação, que é exclusiva para residentes de Blumenau.

Pessoas que não possuem e precisam do certificado poderão participar das palestras nas segundas e sextas-feiras, às 8h30, ou terças e quartas-feiras, às 13h30. O certificado tem validade por dois anos.  

Em 2019, foram realizadas 8.105 consultas médicas para manipuladores de alimentos, com emissão da Carteira de Saúde. Mais de 11,4 mil pessoas participaram de 328 palestras com certificação para manipuladores de alimentos, realizadas pela Vigilância Sanitária e Ambiental. O processo é obrigatório para profissionais que atuam em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias e cozinhas industriais, preparando e manuseando alimentos nesses serviços. Profissionais de outras cidades que queiram fazer a capacitação devem procurar o serviço de saúde do seu município.

A palestra para manipuladores de alimentos é realizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, localizado na Rua 2 de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. Durante os encontros, os participantes recebem orientações e instruções sobre o manejo adequado dos alimentos.  Não há necessidade de agendamento prévio.

Capacitação on-line

O conteúdo das aulas sobre manipulação de alimentos também pode ser acessado on-line e de forma gratuita. O curso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ensina formas seguras de preparo, além das principais regras da vigilância sanitária. Os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação recebem certificado da Anvisa. O curso pode ser acessado neste link.

Confira os dias e horários das palestras para manipuladores de alimentos:

Segundas-feiras:     8h30
Terças-feiras:         13h30
Quartas-feiras:        13h30
Sextas-feiras:         8h30

Documentos para Carteira de Saúde

- Carteira de vacinação atualizada (tétano e hepatite B)
- Comprovante de residência
- Documento de identificação com foto
- Foto 3x4 (iniciantes)

Profissional que necessita apenas do Certificado da palestra (aquele que já possui o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO)

- Certificado da palestra anterior (para palestras feitas a partir de 2017, no caso de revalidação)
- Comprovante de residência



postada em 11/02/2020 16:57 - 171 visualizações