Google+


Serviço de saúde do Caism tem atendimento exclusivo para mulheres
Atendimento especializado realizou mais de 6 mil consultas em 2018.

Desde 2012, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), disponibiliza atendimento específico a doenças femininas no Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher (Caism). Nesta sexta-feira, dia 8, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a unidade estará com atividades diferenciadas para receber pacientes e mulheres em geral para uma roda de conversa e orientações em saúde.

Na rede municipal de atenção básica, as mulheres podem fazer acompanhamento em consulta ginecológica de rotina, bem como exames, como por exemplo o preventivo ou papanicolau. Já o Caism recebe pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde, com agendamento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que possuem alterações iniciais ou potencialmente precursoras do câncer do colo de útero, vagina e vulva.  

Os atendimentos no Caism incluem a realização de procedimentos e diagnósticos mais avançados, como colposcopia e biópsia; tratamento e, quando necessário, encaminhamento para cirurgia ginecológica. Além disso, a unidade também auxilia na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), nos casos em que o serviço não possa ser oferecido nos postos de saúde. No ano de 2018, foram realizadas 378 inserções do método contraceptivo.

Outros procedimentos feitos no serviço são a colposcopia, que somou 402 exames em 2018, e a biópsia do colo uterino, num total de 174 realizadas pela equipe do Caism, além de 132 cauterizações no ano passado. As consultas médicas em atenção especializada totalizaram 4.629, que somadas às consultas de enfermagem, ultrapassaram 6 mil atendimentos. A unidade atende ainda a especialidade de mastologia geral e oncológica, com atendimentos também agendados por meio do Sisreg. 

O Caism funciona anexo ao Ambulatório do Centro, na Rua República Argentina, 2077, bairro Ponta Aguda.

Saúde da Mulher
Introduzida no município a partir de 2004, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.

 

Assessora de comunicação: Marília Prado



postada em 07/03/2019 17:24 - 124 visualizações