Google+


Semus promove palestra sobre Núcleos de Segurança do Paciente esta semana
Evento que visa garantir maior segurança para os pacientes vai receber especialista

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do setor de fiscalização da Vigilância em Saúde, vai realizar nesta quinta-feira, 20, uma palestra para orientar a formação dos Núcleos de Segurança do Paciente. O evento ocorre na Escola Técnica de Saúde de Blumenau (Etsus), a partir das 19 horas.

Durante o encontro será apresentada a Portaria do Ministério da Saúde Nº 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente e regulamenta a criação desses núcleos em estabelecimentos de saúde. Participam da programação a especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, Janete Ferreira Pinheiro, que é coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente de Santa Catarina; e o Gerente Assistencial do Hospital Santo Antônio, Rafael Branco Bertuol, que vai relatar a importância do trabalho preventivo realizado em sua unidade de saúde.

De acordo com o responsável pelo setor de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde, Luis Carlos Kriewall, a importância do evento está em orientar a criação dos núcleos na cidade. “Os núcleos vão garantir maior segurança para os pacientes e também para os próprios trabalhadores dos estabelecimentos da área da saúde, reduzindo riscos de acidentes”, afirma.

O coordenador salienta ainda que a implementação dos núcleos também vai proporcionar avanços na economia de materiais, diminuição de infecções e contaminações por vírus/bactérias, e garantindo assim mais segurança de pacientes. Reforça que o núcleo de cada estabelecimento que presta serviço de saúde poderá montar suas próprias estatísticas com a intenção de buscar a diminuição de acidentes.

Cerca de 80 pessoas já se inscreveram no evento. Para sinalizar interesse em participar da palestra basta enviar e-mail para saudevisablu@blumenau.sc.gov.br.

Núcleos de Segurança do Paciente

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo dos núcleos é fazer o gerenciamento dos riscos aos quais os usuários são expostos durante o atendimento em unidades de saúde. A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido importância não apenas para quem recebe atendimento, bem como para as famílias, gestores e profissionais de saúde.



postada em 18/02/2020 09:00 - 138 visualizações