Google+


Saúde zera exames e procedimentos oftalmológicos no primeiro semestre do ano
Atendimentos seriam agendados via TFD e foram realizados em mutirão pelo Hospital Misericórdia

Com o objetivo de zerar a fila de espera por exames e procedimentos oftalmológicos e evitar deslocamentos desnecessários, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) organizou um mutirão em parceria com o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava (HMVI). A iniciativa, além de eliminar a fila de espera ainda no primeiro semestre de 2024, otimiza tempo e recursos dos pacientes. A ideia é realizar os exames e procedimentos oftalmológicos que seriam absorvidos via Estado, pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Em maio, 226 capsulotomias foram realizadas, além da avaliação de 30 pacientes para tratamento medicamentoso de retina, com a injeção intravítrea. O procedimento de capsulotomia remove a opacidade presente em uma cápsula do olho. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo. 

Para este mês, mais 29 pacientes que aguardavam marcação via Estado vão poder realizar o procedimento dentro do município no HMVI. Ainda para junho estão previstas 70 vagas para panfotocoagulação, para cauterizar os vasos sanguíneos; e 102 vitrectomias posteriores, que é o tratamento de patologias do segmento posterior do olho, ou seja, parte interna posterior do globo ocular e o fundo do olho.

Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita do município, diz que zerar estes exames era um dos objetivos do governo. “Assim como fizemos com tantos outros, como as cirurgias de endometriose e catarata, por exemplo, estamos trabalhando para acabar com as demandas reprimidas da saúde”, acrescenta.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, comemora o mutirão de oftalmologia. “Essa iniciativa foi possível graças ao nosso empenho enquanto secretaria e à parceria com o Hospital Misericórdia e demonstra nosso compromisso em oferecer saúde de qualidade e acessível à população", finaliza.

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 10/06/2024 10:41 - 268 visualizações



Fotos
  • Foto: Banco de imagens/Semus