Google+


Sábado, dia 16, será dia de vacinar contra a febre amarela em Blumenau
AGs Velha, Garcia, Itoupavas e Fortaleza vão vacinar das 9h às 18h neste sábado.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, segue com ações de intensificação da vacinação da febre amarela, iniciadas em 25 de fevereiro. Para atingir um número maior de pessoas quatro, dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) estarão funcionando neste sábado, dia 16, das 9h às 18h para aplicação das doses contra a febre amarela.

A população pode procurar os AGs das regiões Garcia, Velha, Itoupavas ou Fortaleza, com a carteira de vacinação e documento de identificação. Os ambulatórios da Velha e Garcia, que já realizam atendimento ambulatorial aos sábados, funcionam normalmente, e farão também a vacinação. Já as unidades das Itoupavas e Fortaleza funcionam neste sábado apenas para vacinação.

Desde o início das ações foram vacinadas pouco mais de 7,5 mil pessoas, entre servidores municipais em operação interna, bem como a população em geral nas 47 salas de vacina no município. Deste total, cerca de 1,8 mil doses foram aplicadas no horário ampliado de vacinação nos AGs, que se estende até às 20h30, de segunda a sexta-feira durante este período de intensificação.

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina.

Em 2018, a Semus registrou a aplicação de 53.411 doses contra a febre amarela. Neste ano, antes da intensificação, aproximadamente 10 mil vacinas foram aplicadas. Os sintomas da febre amarela costumam ser similares aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo. A doença pode evoluir para formas graves e até levar a morte. A vacina ainda é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Confira as recomendações do infectologista Ivan Moura aqui.    

Outras ações

Empresas com mais de 100 funcionários que tiverem interesse em receber equipes de vacinação contra a febre amarela em suas unidades poderão fazer contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3381-7901. Os agendamentos já estão ocorrendo e os funcionários da empresa Hering começaram a receber as doses nesta segunda-feira, dia 11.

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 14/03/2019 17:33 - 2057 visualizações



Fotos