Google+


Programação em alusão ao Novembro Azul é organizada pela equipe do AGF Velha
No cronograma estão previstos exames e consultas para avaliação geral, palestras sobre o tema, atividades lúdicas e exposições diversas

Foto: Marcelo Martins

Neste sábado, dia 18, a equipe do Ambulatório Geral da Família Haroldo Bachmann (AGF Velha) estará reunida na unidade das 7h às 13h para colocar em prática a programação em alusão ao Novembro Azul. O objetivo do evento é sensibilizar os homens da comunidade da região da Velha Central sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. No cronograma estão previstos o acolhimento e a aferição de pressão, testes rápidos e consultas para avaliação geral, além de palestras com o médico urologista sobre saúde do homem. 

Em relação às consultas para avaliação geral, a unidade pré-agendou os pacientes atendidos pelo AGF e que se encaixam nos critérios do público-alvo da ação, que são homens a partir de 50 anos. Até o momento, 120 pacientes estão inscritos para receber as orientações previstas no planejamento.

Além das atividades relacionadas à saúde, a programação contempla a exposição de carros e motos, o sorteio de brindes e a participação da oficina de gaiteiros.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a prevenção é muito importante e faz um apelo aos homens. “Deixem o preconceito de lado. Procurem pela sua unidade de saúde de referência e encaminhe os exames de rotina. Lembrando que o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade, além do consumo de álcool, tabaco e carne processada, aliado ao baixo consumo de frutas, legumes e verduras, favorecem o surgimento de diferentes doenças, entre elas, o câncer. Por isso, a importância da prevenção.”

Sobre o câncer de próstata
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) faz um alerta sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer. No Brasil, conforme a estimativa divulgada pelo Inca, estima-se que 239 mil homens poderão ter câncer a cada ano no período de 2023 a 2025. Entre os tumores, exceto o de pele não melanoma, o câncer de próstata (30%) é considerado o mais incidente, seguido dos cânceres de cólon e reto (9,2%), pulmão (7,5%), estômago (5,6%) e cavidade oral (4,6%) apenas na população masculina.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 16/11/2023 12:42 - 406 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins