
Receber a notícia de que um filho nascerá com uma abertura no lábio ou no céu da boca pode trazer muitas dúvidas e preocupações. Para muitas famílias, o primeiro contato com o Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Labiopalatal (Niaf), serviço oferecido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), acontece logo que descobrem a fissura, seja durante a gravidez ou após o nascimento do bebê. Foi exatamente assim com a Ana Maria Maresana, mãe da pequena Helena.
"Meu vínculo com o Niaf começou a partir do meu nascimento e continua até os dias de hoje. Sempre que necessário, eu tenho a possibilidade de usufruir do serviço", conta Ana Maria. A experiência dela com a fissura labiopalatina a conectou ainda mais com o trabalho do Niaf. Ao descobrir que a filha Helena também teria fissura, Ana Maria procurou imediatamente apoio. "A equipe é formada por profissionais incríveis, seres humanos maravilhosos e com muita dedicação e amor me ajudam muito na minha jornada com a Helena", conta a mãe.
O atendimento multidisciplinar do Niaf garante que uma equipe de diferentes profissionais trabalhe junta para garantir o melhor cuidado. Essa abordagem completa com pediatras, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais garante que cada aspecto da vida da pessoa com fissura labiopalatina seja cuidado com atenção, desde as primeiras cirurgias até as terapias contínuas e o suporte emocional. Atualmente, 573 pessoas estão em acompanhamento com o Niaf. O tratamento depende do tipo de fissura e a reabilitação total dura em torno de 20 anos.
O Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Labiopalatal fica na Rua 2 de Setembro, 1.330, salas 22 e 23 do Edifício Teckla Kasulke, no bairro Itoupava Norte.
O que é a fissura labiopalatina
É uma abertura na região do lábio, do palato ou em ambos, que ocorre entre a 4ª e a 12ª semana gestacional. Considerada uma deformidade congênita, a incidência de algum tipo de fissura é de um para cada 650 nascimentos.
Dia da conscientização à fissura labiopalatina
Orientar e esclarecer a população sobre o que é a fissura labiopalatina. Com este propósito, a equipe do Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Labiopalatal promoverá uma ação de conscientização na Policlínica no próximo dia 24 de junho, das 8h às 17h. Na data, a equipe do Niaf abordará os visitantes com orientações em relação aos serviços, causas, acompanhamento e tratamento da deformidade congênita e, também, esclarecerá dúvidas sobre o assunto.
“A fissura labiopalatina afeta a alimentação, a fala e até a interação social e a autoestima. Por isso, o dia da conscientização é muito importante para reforçar que o apoio e o tratamento adequados podem transformar vidas”, destaca o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 04/06/2025 08:14 - 360 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau oferece apoio contínuo para pessoas com lábio leporino
Blumenau apresenta dois trabalhos em evento nacional de saúde públicaAuriculoterapia gratuita no AGF Centro auxilia quem deseja parar de fumar
Servidoras da Prefeitura de Blumenau são homenageadas no Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem
Saúde: saiba onde buscar atendimento e vacinação no fim de semana