Google+


Nova estrutura do CAPS II será entregue nesta segunda-feira, dia 9
Unidade passa a funcionar no bairro Escola Agrícola, atendendo demandas de saúde mental.

Na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 9h40, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), fará a cerimônia de entrega da nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial Novamente Despertar – Caps II. Localizada no bairro Escola Agrícola, o novo Caps vai ocupar o espaço do antigo Ambulatório Geral Marilene Aguiar.

Anteriormente o serviço funcionava na Rua Jean R. Bonnemasou, 720, no bairro Jardim Blumenau. O telefone de contato da nova unidade segue sendo o 3381-6906. O atendimento no local inicia também no dia 9.

O novo Centro, que possui aproximadamente 400 metros quadrados, teve a estrutura física adaptada e adequada para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes em sofrimento psíquico. O investimento na reestruturação do imóvel, que é da Prefeitura, é de cerca de R$ 545 mil, sendo R$ 206 mil recursos financeiros proveniente do município e o restante do Ministério da Saúde (MS).

A reforma contou com redimensionamento do espaço às necessidades do serviço, além de novas tubulações, parte elétrica e lógica, e vai oferecer aos pacientes farmácia, copa, salas de atendimento e espaço de convivência, entre outros. Mobiliário novo também está sendo adquirido para a unidade pela Prefeitura.

Serviços de Saúde Mental
O Caps II conta com equipe multiprofissional e oferece atendimento de enfermagem, psicólogo, assistente social, técnico em enfermagem, médico, terapeuta ocupacional, além do administrativo. As ações de reabilitação psicossocial são realizadas em grupos ou individualmente, ou ainda por meio de visitas domiciliares e confraternizações.

Atualmente cerca de 900 pessoas são usuárias do serviço de saúde mental da unidade, que objetiva a diminuição, neutralização e desconstrução dos processos crônicos de adoecimento. Desde o início das atividades, em 2002, cerca de 20 mil pacientes já foram atendidos no Caps II.

O município possui ainda outras três estruturas de atendimento em saúde mental, que são o Caps Infanto-Juvenil, Caps AD (para dependências em álcool e drogas), além do Serviço de Avaliação em Saúde Mental (SAS). A entrega faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 06/09/2019 11:14 - 391 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin