
Orientação, conscientização, mobilização e atendimento especializado. No último sábado (19), mais de 600 pessoas buscaram avaliação médica durante o evento assistencial filantrópico organizado pela Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho, o Mutirão do Diabetes, no Parque Vila Germânica. A ação, em alusão ao Novembro Diabetes Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população no que se refere às complicações do diabetes, como a cegueira, a amputação, a falência renal, entre outros, contou com a parceria da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD), Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGFs).
Fernando Penha, coordenador do mutirão, avalia o evento como positivo. “Foi muito legal, porque, nesse ano, nós conseguimos deixar os pacientes sentados enquanto aguardavam por atendimento. Apesar dos faltantes, que foi cerca de 30% dos agendamentos realizados, nós conseguimos atender todas as pessoas e mensurar por localidade. Para a próxima edição, a motivação das faltas será o ponto focal da nossa melhoria”, diz Penha.
O Núcleo, assim como as ESFs e os AGFs, hoje, são indispensáveis para toda a nossa cidade, comenta o secretário de Promoção da Saúde do município, Marcelo Lanzarin. “Nós sabemos da necessidade e da importância de atuar em diversas frentes. Atualmente, vários exemplos destacam a saúde de Blumenau em relação aos demais municípios do Brasil, porque aqui se investe, efetivamente, em ações que vão muito além daquelas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS)”, enfatiza o secretário.
Além de Blumenau, mais de 30 cidades receberam a corrente do bem no combate ao diabetes.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 23/11/2022 13:40 - 600 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Mutirão do Diabetes reuniu mais de 600 pessoas no Parque Vila Germânica
Combate à dengue: alerta de fumacêCombate à dengue: alerta de fumacê
Combate à dengue: alerta de fumacê
AGFs Garcia e Velha abrem neste fim de semana