Google+


Mais de 3 mil pessoas em Blumenau receberam a vacina contra o sarampo durante campanha
Vacina contra o sarampo segue disponível durante todo o ano.

Foto: Marcelo Martins

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo do Ministério da Saúde, foram imunizadas em Blumenau 3.338 pessoas que faziam parte dos grupos alvo da intensificação. Neste ano, a campanha foi realizada em duas etapas, a primeira de 07 a 25 de outubro, para crianças não vacinadas, maiores de seis meses a menores de cinco anos. Já a segunda fase, finalizada neste sábado, dia 30 de novembro, com o dia D, tinha como alvo jovens adultos não vacinados, de 20 a 29 anos.

Para o serviço de imunização da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), pode-se considerar boa a quantidade de pessoas dentro do público alvo que, durante toda a campanha, procurou as unidades de saúde para atualizar a carteira: 3.237. Desses jovens adultos, 1.775 não estavam com as doses em dia e precisaram tomar a vacina, sendo 342 apenas no Dia D. “Apesar de números satisfatórios, tivemos o primeiro caso de sarampo dos últimos 16 anos registrado em Blumenau, na semana passada. O vírus está circulando na nossa região e a vacina é a única forma de prevenção da doença, que é altamente contagiosa”, alerta a coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Bruna Storck.

Já entre as crianças, 1.563 foram imunizadas durante a campanha. Nesse período, outros públicos também aproveitaram para atualizar a carteira de vacinação, e mais de 7 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro. No ano de 2019, já foram mais de 24 mil doses aplicadas.

A vacina contra o sarampo segue disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre 6 e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose.

Primeiro caso de sarampo desde 2003

Na última semana a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, órgão da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu a confirmação do primeiro caso de sarampo do município deste ano. A jovem mulher de 26 anos teria contraído o vírus em um evento realizado em outra cidade, então esse é considerado um caso importado. O último registrado em Blumenau anteriormente havia sido no ano de 2003.

Assessoria de Comunicação: Marília Prado



postada em 03/12/2019 09:00 - 180 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins