Google+


Fórum da Saúde discute modelo assistencial da Atenção Básica
Encontro reuniu cerca de 200 profissionais da saúde, em debate sobre atenção básica

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do projeto PET Saúde – Furb, realizou na tarde da última quinta-feira, dia 13, o Fórum de Avaliação e Planejamento municipal de Assistência. O evento reuniu no auditório da Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) cerca de 200 participantes, e teve a presença do secretário de Promoção da Saúde, Marco Bramorski, de profissionais da secretaria, coordenadores das unidades e da equipe de gestão da Semus, além de contar com a participação de membros do Conselho Municipal de Saúde e de instituições de ensino do município.

O objetivo do encontro foi discutir o modelo assistencial de Atenção Básica de Blumenau, conforme previsto no Plano Municipal de Saúde, a fim de que se possa estabelecer um planejamento com vistas na reestruturação do modelo atual.

No primeiro momento do fórum o palestrante Daniel Soranz, médico, professor e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz/Ministério da Saúde, compartilhou a experiência da mudança de modelo que obteve quando secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro. Na sequência, os servidores puderam tirar dúvidas e debater algumas situações específicas da implantação.

No período da manhã, Daniel conheceu algumas unidades e elogiou o que viu da saúde de Blumenau. “Foi muito bom conhecer a Atenção Primária de Blumenau, que tem muito potencial para avançar e ser uma das melhores do país. Vi aqui profissionais comprometidos e preocupados em oferecer o melhor em saúde para a população”, avaliou.

Para Bramorski, este foi um primeiro passo para debater e compartilhar uma nova sistematização, com o envolvimento de uma parte maior dos profissionais da rede. “Nossas equipes tem estudado a atual estrutura e visitado alguns municípios com experiências exitosas, a fim de planejarmos uma atuação em saúde com cada vez mais qualidade para a população”, pontuou.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado (3381-6099/99251-4686)



postada em 14/12/2018 17:10 - 319 visualizações



Fotos