Google+


Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Práticas Integrativas
Evento gratuito será realizado dias 24 e 25 de maio e inscrições vão até o dia 20.

Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o I Fórum Municipal de Práticas Integrativas “Espalhando sementes, Colhendo frutos”, promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O evento é gratuito e será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Auditório da biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A programação completa pode ser conferida abaixo.

Servidores da saúde e a comunidade em geral podem participar do Fórum. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para o endereço praticasintegraticassemus@gmail.com, com informações como nome completo, CPF, e-mail e telefone de contato, e em casos de servidores municipais, o número do cadastro funcional e seu local de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-6061, com a coordenação municipal de Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

O objetivo do Fórum é incentivar a produção e o uso adequado das plantas medicinais e fitoterápicas nas comunidades; desenvolver condições saudáveis de vida vinculada ao cultivo e consumo de plantas medicinais, e promover a produção de conhecimento e informações sobre as práticas cotidianas no manuseio, manutenção e cultivo de plantas e ervas medicinais. São parceiros do evento a FURB, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Epagri, Sesc e  Escola Sanguetsu

Hortas medicinais

Atualmente no município, sete unidades de ESF desenvolvem o projeto de hortas medicinais, em suas mais diversas possibilidades: hortas medicinais implementadas (conservação e manutenção), grupos educacionais envolvendo usuários da unidade, orientações individuais de uso adequado das plantas medicinais, sensibilização da comunidade por meio de eventos. Para participar das atividades, o usuário pode se informar na sua unidade de saúde.

As Práticas Integrativas

De acordo com definição do Ministério da Saúdem, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Entre os procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oferecidos pelo SUS estão aromaterapia, cromoterapia, dança circular, homeopatia, meditação, reike, yoga e fitoterapia, que é o uso de plantas medicinais e o tema principal do I Fórum de Práticas Integrativas.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado

 



postada em 02/05/2019 13:30 - 449 visualizações