
A campanha ‘Dezembro Vermelho’ inicia nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, em Blumenau. A data marca o Dia Mundial de Combate à Aids e a equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) receberá seus usuários com um café de integração a partir das 9h.
Entre as ações do período estão: a divulgação e a entrega de kits para a prevenção ao HIV nos terminais da cidade, ações de autocuidado, como massagem e relaxamento aos usuários que circularem pelo CEDAP e testagem gratuita nas mais de 100 unidades de saúde do município.
A coordenadora do CEDAP, Diana Flavia, alerta para a necessidade da população sexualmente ativa fazer o teste de HIV ao menos uma vez por ano. “Além da transmissão por via sexual, pode haver risco de transmissão do HIV de mãe para filho, seja durante a gestação/parto ou amamentação. O diagnóstico precoce evita o adoecimento e o risco de transmissão, por isso, a necessidade de identificar a presença do vírus e iniciar o tratamento o quanto antes. A testagem pode ser feita no CEDAP ou nos Ambulatórios Gerais (AGFs) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município”, comenta.
Dados da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) apontam que, de janeiro a novembro deste ano, 196 novos casos de infecção por HIV foram registrados, uma média de dezoito por mês. “Um dos desafios atuais é criar novas estratégias para impedir a transmissão do HIV durante o aleitamento materno, pois, nos últimos anos, em Blumenau, nós tivemos o diagnóstico de HIV em crianças, infectadas durante a amamentação. Fica o alerta para as mães que amamentam que façam o teste de HIV durante esse período”, enfatiza o secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin.
O secretário ressalta, ainda, que a prevenção ao vírus do HIV é extremamente importante. “Por isso, o município disponibiliza diversas alternativas de prevenção à população, como a testagem rápida em todas as unidades de saúde, preservativos, PEP e PREP e tratamento para as pessoas com diagnóstico positivo.”
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
Com o objetivo de prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável, desde outubro de 2020, o CEDAP oferece um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo vírus. Atualmente cerca de 200 pessoas fazem uso da PrEP, que consiste no uso diário e contínuo de medicamentos antirretrovirais para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.
Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
A PEP também é oferecida pelo CEDAP, que atende, em média, 10 pessoas por semana em Blumenau. A medida de prevenção de urgência deve ser realizada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo, em até 72 horas, em situação de risco à infecção pelo HIV.
A profilaxia pós-exposição consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser realizada por um período de 28 dias. A pessoa é acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse intervalo de tempo.
Programação
1/12: ‘Projeto te encontrei’: divulgação e entrega de kits de prevenção nos terminais. Café de integração para funcionários e pacientes, ações de autocuidado, como sessão de massagem e relaxamento.
3/12: Ação no Parque Ramiro Ruediger, com orientação e testagem rápida para HIV, Hepatite B e C e Sífilis no período matutino.
CEDAP
O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) atende, atualmente, cerca de 4.500 pacientes (entre pessoas que vivem com HIV e hepatites virais, tuberculose e, também, hanseníase).
A equipe do CEDAP está disponível para sanar dúvidas sobre as Profilaxias Pré e Pós (PREP – PEP) exposição e orientar a população com as demais informações sobre HIV-Sífilis - Hepatites Virais – Tuberculose e Hanseníase. O CEDAP fica na Rua Paraíba, 380, Centro, e a população pode entrar em contato, das 8h às 17h, pelos telefones: (47) 3381-7800 ou (47) 3381-7801.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
postada em 30/11/2022 17:37 - 367 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Entrega de kits para a prevenção ao HIV marca o início do "Dezembro Vermelho" no município
No primeiro sábado de fevereiro, dia 4, o atendimento ambulatorial ocorrerá nos AGFs Garcia e VelhaBlumenau revoga portaria que tornava obrigatório o uso de máscara nos serviços públicos de saúde
Mais de 60 profissionais participaram da integração dos novos servidores da saúde
Semus divulga aprovados no processo seletivo de residência em medicina de família e comunidade