Google+


'Dia D' da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado, dia 13
Mais de 13 mil pessoas dos grupos prioritários já receberam a vacina este ano

Neste sábado, dia 13, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), promove o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. No 'Dia D', todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais da Família (AGFs), com e sem sala de vacina, estarão abertos das 8h às 17h, para atingir este propósito. Em Blumenau, mais de 13 mil pessoas já receberam o imunizante, o que representa 10,22% do público-alvo. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue até o dia 31 de maio.

Para receber o imunizante basta buscar uma unidade de saúde do município com um documento oficial com foto e a carteira de vacinação. Os endereços podem ser consultados direto no site da Prefeitura de Blumenau.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil, que são a Influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus Influenza B.  De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente, portanto, a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

"É importante que a população se vacine para que estejamos protegidos contra diversas doenças causadas por síndromes respiratórias que, muitas vezes, podem levar, inclusive, a casos graves. Precisamos nos lembrar que as vacinas salvam vidas e que são seguras", destaca a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a meta é imunizar cerca de 128 mil pessoas até o dia 31 de maio, data que marca o fim da campanha. “Vale lembrar a população da importância da vacinação contra a gripe como medida eficaz para prevenir complicações e reduzir a transmissão do vírus, especialmente em grupos vulneráveis. A vacina não causa gripe e pode ser aplicada com outros imunizantes do calendário vacinal”, esclarece.

 

Os grupos prioritários a serem vacinados são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das forças de segurança e salvamento;

* Profissionais das forças armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade com medidas socioeducativas.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 10/04/2024 09:11 - 1871 visualizações



Fotos