Google+


Covid-19: vacinação bivalente é ampliada para gestantes e puérperas
A aplicação do imunizante para esse público da 'fase 3' acontece a partir de segunda-feira, dia 20 de março, nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs), das 8h às 21h, sem necessidade de agendamento

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), amplia a vacinação bivalente contra a Covid-19, abrangendo a ‘fase 3’ dos grupos prioritários. A partir desta segunda-feira, dia 20 de março, as gestantes e puérperas receberão o imunizante e a aplicação segue concentrada nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município, das 8h às 21h, sem necessidade de agendamento.

A orientação do Ministério da Saúde (MS) para as gestantes é de que não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. As puérperas, com até 45 dias após o parto, deverão apresentar documento que comprove o puerpério, como a certidão de nascimento da criança, cartão da gestante ou documento do hospital, por exemplo. 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, diz que, até o momento, mais de 5,5 mil pessoas receberam a dose bivalente. “Nosso objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, é preciso garantir o maior número possível de pessoas imunizadas”, comenta Hildebrandt. 

Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, ressalta que, nesse grupo, se a mãe tem dúvidas em relação à vacina bivalente, deve buscar orientação médica. “Lembrando que, para receber o imunizante, a pessoa deve ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e ter, no mínimo, quatro meses de intervalo da última aplicação.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 17/03/2023 15:35 - 1006 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins