Google+


Saúde orienta sobre como aderir ao programa o Remédio em Casa
Mapeamento já começou a ser feito pelas unidades de saúde, mas ainda existem vagas disponíveis para a adesão dos pacientes.

Pacientes acamados ou com restrição ao leito e impossibilitados de tarefas cotidianas, que estão cadastrados no Sistema Único de Saúde de Blumenau, já podem fazer parte do programa Remédio em Casa. Para receber a medicação de uso contínuo da atenção básica em domicílio, é necessário fazer a solicitação na unidade de saúde. Confira a unidade de saúde mais próxima da sua casa aqui.

Como a condição do enfermo não permite que ele vá à Unidade de Saúde, o responsável pelos cuidados do acamado é quem deve solicitar a inclusão no programa Remédio em Casa. Assim, o cuidador não necessita se ausentar de casa, proporcionando assistência integral ao paciente acamado, beneficiando e melhorando a qualidade de vida de ambos. O objetivo é proporcionar um aumento da adesão ao tratamento e melhor controle clínico. Até o início de outubro, treze unidades de saúde já tinham pacientes cadastrados e outras dezessete estavam em processo de visita aos interessados.

Estrutura

O programa Remédio em Casa conta com uma estrutura dentro do Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad), onde uma farmacêutica faz a conferência dos remédios que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas nominalmente, são encaminhadas às Unidades de Saúde responsáveis pelo tratamento do doente.

Uma vez por mês as equipes fazem a entrega nas visitas domiciliares. Até agora poucos pacientes que se enquadram nos critérios para aderir ao programa estão fazendo uso do benefício.

Para a diretora de Assistência à Saúde, Maria Luiza Schmitt, o programa traz benefícios ao paciente e ainda promove melhor controle clínico. “O Remédio em Casa proporciona ainda uma assistência programada e continuada, além do fortalecimento do vínculo entre o paciente e sua Unidade de Saúde.”, salientou a diretora.  

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 28/10/2015 11:53 - 1345 visualizações



Áudio


Fotos