Google+


Centro de Saúde do Idoso promove encontros na Semana da Pessoa Idosa
Atendimentos multidisciplinares especializados em saúde do idoso são oferecidos no CSI.

Em comemoração à VIII Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, o Centro de Saúde do Idoso (CSI) de Blumenau, serviço da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vai realizar uma palestra voltada a profissionais de saúde com o tema “Depressão em Idosos – É Diferente”. O evento será na próxima quinta-feira, dia 3, no auditório da Etsus. O conteúdo também foi apresentado na manhã desta terça-feira para idosos que participam das atividades da Pró-Família.

Na Semana do Idoso é celebrado também o 1º de outubro, instituído como Dia Nacional e Internacional do Idoso. Em Blumenau, este púbico é atendido em suas particularidade de saúde no CSI, que tem como missão acolher o idoso e sua família de forma integral, com ações interdisciplinares, visando à promoção da saúde, prevenção de doenças, potencializando as funcionalidades e qualidade de vida, respeitando o seu processo de envelhecimento e bem estar.

O CSI atende pessoas com idade acima de 60 anos, que apresentam incapacidade cognitiva (consciência, humor, cognição, senso de percepção e pensamento) instabilidade postural; imobilidade parcial; incapacidade comunicativa ou ainda incontinência esfincteriana. Naqueles pacientes com mais de 80 anos são observadas também a presença de múltiplas patologias e uso de medicamentos; emagrecimentos significativos; internações recentes e necessidade de reabilitação de suas funcionalidades.

Os idosos são encaminhados para a primeira avaliação pela Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatórios Gerais (AGs) via Sistema de Regulação. Já no CSI, o paciente passa em consulta com o médico geriatra, que realiza a Avaliação Multidimensional, e as consultas com demais profissionais são agendadas.

Até agosto deste ano, foram realizados na unidade a avaliação de mais de 200 idosos. De 2011 até 2018, 1.654 pessoas idosas foram cadastradas no serviço e receberam atendimento sendo a maioria mulheres. A faixa etária predominante entre os assistidos varia de 70 a 89 anos.

Atendimentos no CSI
Além dos atendimentos individuais, a unidade especializada em atenção à saúde do idoso frágil oferece atividades em grupo como comunicação, ginástica cerebral, cuidadores, incontinência urinária, e ainda atividades que fazem parte das Práticas Integrativas Complementares (PICS), que são: acupuntura; reiki; yoga e meditação e plantas medicinais.

Fazem parte da equipe multiprofissional do CSI 16 profissionais, entre eles assistente social, agente administrativo, cirurgiões dentistas, auxiliar de consultório dentário, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudióloga, médicos geriatras, nutricionista, psicóloga, técnica de enfermagem e terapeuta ocupacional. O CSI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, na Rua Itapiranga, 368, bairro Velha. O telefone de contato é o 3381-6974.

Palestra
Para a palestra do dia 3, quinta-feira, que ocorre no auditório da Etsus, na Rua 2 de Setembro, 1.510, bairro Itoupava Norte, das 13h às 16h, as inscrições podem ser feitas pelo email capacitacao.etsus@blumenau.sc.gov.br, informando nome completo, matrícula (profissionais da Prefeitura), função e local de trabalho.

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 01/10/2019 13:59 - 432 visualizações



Fotos