Google+


Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher atendeu mais de 30 pacientes em dois sábados seguidos
Atendimento agendado via SisReg, teve o objetivo de acolher pacientes que aguardavam por mastologia e cirurgia ginecológica

Foto: Marcelo Martins

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), serviço oferecido pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), abriu nos dois últimos sábados, dias 23 e 30 de setembro, para atender mais de 30 pacientes que aguardavam por consulta com o especialista. A marcação, tanto das mastologias, quanto das cirurgias ginecológicas, ocorreu por meio da unidade de saúde de referência dos pacientes, via Sistema Nacional de Regulação (SisReg). 

A coordenadora do Caism, Alessandra Schiesser, reforça a importância desses atendimentos aos sábados. “Trabalhamos por agendamento para dar mais qualidade ao atendimento”, declara.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, comenta a importância do trabalho realizado pelo Caism. “Além do atendimento de qualidade que é dispensado à população, a equipe é versátil e entende a necessidade de ampliação dos horários para atender a nossa atual demanda.”


Absenteísmo
A ação poderia ter contemplado um número maior de usuários, porém, 17 pessoas faltaram aos procedimentos agendados sem comunicação prévia para que a equipe pudesse fazer a substituição do paciente. Os faltantes que não justificam a ausência com, pelo menos, 24h de antecedência, comprometem todo o trabalho da equipe e prejudicam outras pessoas que estão na fila de espera.

Atendimento de segunda a sexta-feira
Durante a semana, além das mastologias e das cirurgias ginecológicas, o Caism também oferece exames, consultas e procedimentos diversos de prevenção ao câncer do colo de útero, vagina, vulva e mamas, como biópsias, cauterizações, colposcopias, e, também, inserção e retirada do DIU, pré-natal, planejamento familiar, auriculoterapia e atendimentos psicológicos. 

A equipe do Caism é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, ginecologistas, cirurgiões, psicólogos e coordenação. O serviço fica anexo ao AGF Centro, na República Argentina, 2.077, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 03/10/2023 15:33 - 340 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins