Google+


Cedap promove ação de testagem rápida para diagnóstico de sífilis e hepatites B e C
Na programação também estão previstas rodas de conversa e orientações diversas

Foto: Marcelo Martins

A equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) fará uma ação de testagem rápida para diagnóstico de sífilis e hepatites B e C. A iniciativa ocorre nesta quarta-feira, dia 15, das 9h às 21h, em parceria com a Furb, no Campus 1, que fica na Rua Antônio da Veiga, em frente ao Bloco I. Entre as atividades da programação também estão previstas rodas de conversa, orientações sobre assuntos relacionados à atividade sexual, incluindo PrEP e PEP, e a entrega de insumos, como preservativos, gel lubrificante e autoteste de HIV.  

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a iniciativa é uma oportunidade importante para promover a saúde sexual. “A ação de testagem rápida para sífilis e hepatites B e C, além das orientações, em parceria com a Furb, vai oferecer acesso às informações e recursos essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce dessas infecções."

O que é a PrEP e a PEP?
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma medicação para proteger a pessoa da contaminação pelo HIV e é indicada para pessoas com maior risco de infecção pelo vírus. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva de urgência, que consiste no uso de dois comprimidos diários por 28 dias, quando a pessoa já se expôs ao risco do HIV, com o objetivo de evitar a infecção.

Atendimento Cedap
O Cedap realiza o atendimento às pessoas interessadas e entrega medicação gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de dúvidas, a equipe de promoção e prevenção do Cedap está disponível pelo WhatsApp (47) 3381-6166. 

Para as consultas agendadas, dispensação de medicamentos e distribuição de camisinhas, o atendimento no Cedap acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Paraíba, 380. O contato também pode ser feito por telefone, no (47) 3381-7800 ou (47) 3381-7801.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros



postada em 14/05/2024 14:09 - 311 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins