Google+


Cedap oferece tratamento preventivo contra o HIV
Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo vírus está disponível.

Foto: Eraldo Schnaider

Os profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), estão promovendo mais uma forma de prevenção ao vírus HIV. Desde outubro está sendo oferecido um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo vírus.

A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo do tratamento é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

É importante ressaltar que nenhuma forma de prevenção tem 100% de garantia. A PrEP não protege contra as outras infecções sexualmente transmissíveis e não evita a gravidez, portanto não dispensa outras formas de prevenção, como o preservativo.  

A PrEP é realizada com acompanhamento médico e realização de exames regulares. O tratamento é indicado para pessoas que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, conforme Protocolo do Ministério da Saúde (MS).

Atendimento no Cedap
De janeiro a outubro deste ano, a cidade registrou 160 novos casos de infecção por HIV, uma média de 14 novos casos por mês. Dados da Semus apontam que a maior prevalência de infecções pelo vírus é de pessoas com idade entre 20 e 34 anos. Atualmente, são atendidos cerca de 4.500 mil usuários pelo Cedap. Em 2020, o serviço já realizou aproximadamente 14 mil testes rápidos, sendo 3.600 de HIV, 3.478 de Sífilis, 3.464 de Hepatite B e 3.512 de Hepatite C.

O Cedap está disponível para sanar dúvidas sobre a PrEP e outras informações relativas a HIV/Sifilis e Hepatites Virais. O serviço está localizado na Rua Paraíba, 380 - bairro Centro. O atendimento no Cedap voltado à PrEP acontece de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. Demais atendimentos ocorrem das 7h às 17h. A população pode entrar em contato ainda pelos telefones 3381-7800 ou 3381-7801.

Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é alusivo ao Dia Mundial da Luta contra a Aids celebrado no dia 1º de dezembro. Neste ano, as ações tiveram que ser adaptadas por conta da pandemia de coronavírus. A Semus estuda a realização de ações voltadas a conscientização e testagem rápida de pessoas em locais como unidades de saúde, no Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc



postada em 01/12/2020 16:14 - 399 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider