
Os profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), estão promovendo mais uma forma de prevenção ao vírus HIV. Desde outubro está sendo oferecido um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo vírus.
A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo do tratamento é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.
É importante ressaltar que nenhuma forma de prevenção tem 100% de garantia. A PrEP não protege contra as outras infecções sexualmente transmissíveis e não evita a gravidez, portanto não dispensa outras formas de prevenção, como o preservativo.
A PrEP é realizada com acompanhamento médico e realização de exames regulares. O tratamento é indicado para pessoas que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, conforme Protocolo do Ministério da Saúde (MS).
Atendimento no Cedap
De janeiro a outubro deste ano, a cidade registrou 160 novos casos de infecção por HIV, uma média de 14 novos casos por mês. Dados da Semus apontam que a maior prevalência de infecções pelo vírus é de pessoas com idade entre 20 e 34 anos. Atualmente, são atendidos cerca de 4.500 mil usuários pelo Cedap. Em 2020, o serviço já realizou aproximadamente 14 mil testes rápidos, sendo 3.600 de HIV, 3.478 de Sífilis, 3.464 de Hepatite B e 3.512 de Hepatite C.
O Cedap está disponível para sanar dúvidas sobre a PrEP e outras informações relativas a HIV/Sifilis e Hepatites Virais. O serviço está localizado na Rua Paraíba, 380 - bairro Centro. O atendimento no Cedap voltado à PrEP acontece de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. Demais atendimentos ocorrem das 7h às 17h. A população pode entrar em contato ainda pelos telefones 3381-7800 ou 3381-7801.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é alusivo ao Dia Mundial da Luta contra a Aids celebrado no dia 1º de dezembro. Neste ano, as ações tiveram que ser adaptadas por conta da pandemia de coronavírus. A Semus estuda a realização de ações voltadas a conscientização e testagem rápida de pessoas em locais como unidades de saúde, no Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Assessor de Comunicação: João Vitor Korc
postada em 01/12/2020 16:14 - 399 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Cedap oferece tratamento preventivo contra o HIV
Vigilância retoma calendário de palestras sobre manipulação de alimentosFarmacêuticos do Cedap participam de capacitação do Ministério da Saúde
Blumenau registrou mais de 1.300 focos do Aedes aegypti em 2020
Inscrições para residência em medicina de família encerram no próximo sábado