Google+


Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020 inicia na próxima semana
Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação.

A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) inicia na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação 2020, do Ministério da Saúde (MS). A ação que acontece até o dia 30 de outubro, pretende vacinar crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos para atualizar as cadernetas de vacinação.  O dia "D", de mobilização nacional, ocorrerá no sábado dia 17, quando as unidades com sala de vacina ativa estarão abertas - confira a lista aqui.

Por conta da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura de Blumenau adaptou a logística da ação. Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) vão atender agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. No período da tarde, o atendimento será destinado aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. As salas de vacina dos ESF’s estarão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Já os Ambulatórios Gerais (AGs), durante todo o dia, vão atender os agendamentos on-line.

A estimativa do MS é vacinar crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. A intenção do MS é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) - atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis; contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Campanha contra Poliomielite
Simultaneamente acontece a campanha contra Poliomielite, a gotinha. Nesta ação, a estimativa do MS é imunizar cerca de 15 mil crianças com idade entre um e cinco anos de idade. O objetivo é prevenir a população contra a poliomielite e contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, mantendo o país livre da doença.

Vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde
Entre as vacinas ofertadas pelo MS durante a Campanha Nacional de Multivacinação 2020 estão Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB) , Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

 

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc



postada em 02/10/2020 19:23 - 2545 visualizações



Fotos