Google+


Centro de Atenção à Saúde da Mulher fez 250 inserções de DIU no último ano
As pacientes interessadas no método contraceptivo de Dispositivo Intrauterino (DIU) devem procurar as unidades da atenção básica.

Em Blumenau, além das unidades da atenção básica, as mulheres contam com um local exclusivo à saúde delas. A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), oferece uma série de exames e serviços, entre eles, o de Dispositivo Intrauterino (DIU). No último ano, foram feitas 250 inserções do método contraceptivo gratuitamente pelo SUS.

Nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e nos Ambulatórios Gerais (AGs), as mulheres podem fazer acompanhamento em consulta ginecológica de rotina e exames, como por exemplo, o preventivo ou papanicolau. Já o Caism recebe pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde, com agendamento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que possuem alterações iniciais ou potencialmente precursoras do câncer do colo de útero, vagina e vulva.  

No Caism, as pacientes recebem orientações sobre o DIU, passam por uma avaliação com as enfermeiras e fazem a colocação durante a consulta com uma médica ginecologista. Após o procedimento, é feito um ultrassom, que é agendado e feito na própria unidade.

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o Caism manteve todos os atendimentos. O Centro adotou espaçamento entre consultas para evitar o contato entre usuárias no local. Em 2020, as consultas médicas em atenção especializada somadas às consultas de enfermagem ultrapassaram 3,4 mil atendimentos. 

Atendimento Especializado
O Centro realizou ainda 117 exames preventivos, 89 colposcopia, 100 biópsias do colo uterino, além de 135 cauterizações no ano passado. Durante a pandemia a realização do exame de ultrassonografia passou a ser oferecida às usuárias. Foram 301 exames feitos após a inserção do DIU. Uma conquista para mulheres que antes precisavam aguardar mais de um ano para o procedimento. A unidade ainda atende a especialidade de mastologia geral, com atendimentos também agendados por meio do Sisreg.

A estrutura do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) conta com 15 profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, ginecologista especialista em ultrassom, ginecologista geral, psicóloga, cirurgiões e mastologistas. A unidade está localizada rua República Argentina, nº 2.077, bairro Ponta Aguda (Anexo ao AG Heinz Schrader).

Saúde da Mulher
Introduzida no município a partir de 2004, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.


Assessor de Comunicação: João Vitor Korc



postada em 08/04/2021 08:30 - 335 visualizações



Fotos