Google+


Blumenau segue vacinação contra a poliomielite
Até o momento, mais de 260 doses já foram aplicadas contra a paralisia infantil no município

Foto: Marcelo Martins

Todas as unidades de saúde de Blumenau, com sala de vacina ativa, seguem aplicando o imunizante contra a poliomielite. Até o momento, mais de 260 doses já foram aplicadas contra a paralisia infantil no município. A campanha nacional de imunização segue até o dia 14 de junho, com o objetivo de imunizar 95% das crianças menores de 5 anos. Para receber a vacina, basta buscar por uma das unidades de saúde levando um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação. 

Durante a campanha serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Todas as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a dose de vacina contra a poliomielite. Para as crianças menores de 12 meses, a vacina contra a poliomielite fica dentro da rotina.

Atualização da caderneta de vacina
Blumenau realiza uma força-tarefa para a atualização das cadernetas de vacinação. Por este motivo, as equipes das unidades de saúde com sala de vacina ativa estão verificando se as demais vacinas do calendário vacinal estão em dia.

A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, comenta que manter a caderneta de vacinação atualizada é uma forma de se proteger. “Tanto a paralisia infantil, quanto outras doenças podem ser evitadas com vacinas. Por isso, peço aos pais que levem as suas crianças nas unidades de saúde do município com sala de vacina ativa para receberem o imunizante contra a pólio e para que as equipes verifiquem se existe alguma vacina faltando”, acrescenta. 

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a vacinação contra a pólio é muito importante. “Além de reduzir as chances de reintrodução do poliovírus no Brasil, a vacina protege as crianças contra a paralisia. Por isso, é importante manter a caderneta de vacinação atualizada. A vacinação é um direito e um dever de todos e essencial para garantir uma sociedade saudável e protegida”, finaliza.



postada em 28/05/2024 13:35 - 605 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins