Google+


Blumenau realiza força-tarefa no combate à dengue
Ações educativas acontecem em novembro e envolvem a comunidade e as redes de saúde e educação

Foto: Marcelo Martins
Ações de prevenção e controle, focadas na eliminação dos locais com água parada. Com este objetivo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) realiza uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo do mês de novembro, várias iniciativas de prevenção acontecerão em diferentes regiões da cidade e envolverão os agentes de endemias, a rede de ensino do município, os servidores da atenção primária e a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE). O intuito é conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. 
 
A mobilização segue baseada em duas atividades principais: a inspeção das estruturas escolares com base no check list divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive); e ações educativas voltadas aos alunos. Os agentes de saúde também visitarão residências, empresas e outros locais estratégicos para orientar a população sobre as medidas de prevenção. 
 
Além das ações educativas, a força-tarefa também realizará mutirões de limpeza em áreas com maior incidência de casos para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A população também pode participar ativamente da campanha, denunciando locais com focos do Aedes aegypti por meio do Programa de Combate à Dengue nos telefones 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se a preferência for pelo registro on-line, basta acessar: https://bityl.co/Sj4h
 
O diretor geral da secretaria de Promoção da Saúde, Oscar Rautenberg, destaca a importância da participação de todos nesse combate. “A dengue é uma doença grave e que pode ser evitada. Contamos com a colaboração da população para que possamos eliminar os criadouros do mosquito e prevenir a disseminação da doença”, afirma.
 
Confira as próximas datas, escolas e unidades de saúde que serão contempladas com ações educativas de combate à dengue: 
• 13/11 - EEB Adolpho Konder (Velha) 
• 14/11 - EEB Victor Hering (Escola Agrícola)
• 21/11 - EBM Pedro II (Garcia) e EEI Tindolelê (Garcia)
• 27/11 - EEB João Durval Müller (Velha)
• 30/11 – ESF Lothar Franz (Itoupava Norte)
 
Vacinação
A aplicação do imunizante contra a dengue segue disponível em Blumenau para o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar um dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs Centro, Garcia, Velha, Itoupava, Escola Agrícola, Badenfurt e Fortaleza), ou Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa. Até o momento, mais de 5,9 mil blumenauenses receberam a primeira dose (D1) da vacina, e mais 1,6 mil já completaram o esquema vacinal com a segunda dose (D2). O imunizante contra a dengue é gratuito e é a melhor forma de prevenir a doença e suas complicações.
 
O esquema completo da vacina contra a dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas e é possível combinar a vacina da dengue com outras vacinas, mas é importante seguir as recomendações médicas. Vacinas com vírus inativos (como a gripe) podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacina da dengue. Já as vacinas com vírus atenuados (como a tríplice viral e a febre amarela) devem ser aplicadas 30 dias após a vacina da dengue. Mais informações: https://bityl.co/Sj4e
 
 
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros


postada em 12/11/2024 14:56 - 615 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins